Pular para o conteudo
Caminhoneiro

Falta de caminhoneiros faz empresas brasileiras apostarem em caminhões que dirigem sozinhos

2 minutos de leitura
Falta de caminhoneiros faz empresas brasileiras apostarem em caminhões que dirigem sozinhos

A dificuldade para encontrar motoristas e a busca pela redução dos custos estão levando empresas brasileiras a investir em caminhões que conseguem transportar cargas sem ninguém ao volante.

Uma das empresas que desenvolvem essa tecnologia é a Lume Robotics, criada em 2019 no Espírito Santo, a partir de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Atualmente, a empresa possui dez veículos autônomos em operação e atende seis clientes. Entre eles estão grandes companhias como Suzano, ArcelorMittal, Ypê, Portocel e Mercedes-Benz. Sim Notícias+1

Na Suzano, quatro caminhões equipados com a tecnologia transportam materiais entre a linha de produção e o centro de distribuição, sem a necessidade de um motorista conduzindo os veículos.

Os caminhões utilizam câmeras, sensores e inteligência artificial para identificar obstáculos, controlar a direção e realizar os trajetos programados.

A tecnologia também já chegou aos portos. Em Aracruz, no Espírito Santo, uma parceria envolvendo a Portocel, a Vix Logística e a Lume Robotics colocou um caminhão autônomo para trabalhar nas operações portuárias. Technibus+1

De acordo com estimativas da própria Lume Robotics, os veículos podem reduzir os custos operacionais em aproximadamente 25%, considerando despesas como combustível e manutenção.

Por enquanto, os caminhões sem motorista trabalham principalmente em ambientes fechados e controlados, como fábricas, portos e complexos industriais. A tecnologia ainda não representa a substituição dos caminhoneiros que transportam mercadorias pelas rodovias brasileiras.

A empresa também pretende ampliar os negócios para outros países, incluindo Chile, Uruguai e México, e tem como meta dobrar o número de veículos autônomos em operação até 2027.

Conversa

Comentários

0

Deixe seu comentário

Compartilhe sua opinião e participe da conversa.

Seja respeitoso e direto.0/3000

Ainda não há comentários. Seja a primeira pessoa a participar da conversa.
Sobre o autor

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.