Caminhoneiro

O que é melhor ser motorista autônomo independente ou cooperado?

Cooperativismo está em alta. Veja o depoimento do caminhoneiro Waldir, que era autônomo e desde o início participa como cooperado da Cootabs.

Veja a história da Cooperativa COOTABS 

A cooperativa Cootabs – Cooperativa de Transporte de Bens da região de Salto, no interior de São Paulo, responde pela história do Waldir um caminhoneiro da região que se tornou um cooperado e explica o que ocorreu. Antes Waldir era autônomo e tinha uma vida muito simples, onde passou nesse período, por muitas dificuldades na estrada e os descontos em seus ganhos eram enormes.

Ele afirma que hoje está no céu, pois participa da cooperativa Cootabs desde a sua criação, onde consegue receber os pagamentos certinhos, sem atraso. A Cootabs existe há 19 anos e todos os cooperados vivem com dignidade, tendo benefícios que se traduzem com menores taxas, como por exemplo um fundo de renovação de frota, com juros a 1%.

Existem também outros fundos dedicados ao trabalhador cooperado, como o fundo de amparo ao trabalhador, que serve para sua utilização quando precisar de manutenções mais caras, como por exemplo, motor e diferencial. O frete certo e bem negociado pela cooperativa é um ganho de tempo e tempo é dinheiro afirma. 

A taxa paga para a cooperativa serve para manutenção do local, onde é descontado um percentual do frete, para pagamento dos funcionários e demais despesas. Todo ano sobra um valor não utilizado e a cooperativa devolve aos cooperados o que não usou, afirma.

Ainda existem outros benefícios, como seguro dos veículos, convênios médicos, e aposentadoria junto ao Inss. O abastecimento dos caminhões é realizado na própria cooperativa com desconto nos combustíveis. 

O Ganho, segundo Waldir é certo e apesar de ter muito trabalho como qualquer outro, ele afirma que consegue sustentar sua família e ainda ajudar seus filhos, tendo também uma reserva que ele juntou durante sua vida na boleia. Mesmo assim, Waldir segura seus impulsos e tenta evitar trocar seu caminhão Scania agora.

 Já os companheiros autônomos não conseguem se sustentar e tão pouco efetuar o básico que são as manutenções necessárias em seus veículos.

Outra boa notícia é programa de incentivo do governo federal, que promete continuar apoiando as cooperativas.

Essa é uma matéria resumida de Pedro Trucão – do Programa Pé na Estrada

Fonte: Programa Pe Na Estrada

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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