O frete aparenta ser algo impossível de prever o valor, pois um mesmo destino e carga semelhantes ou exatamente iguais, podem apresentar cotações que variam em mais de 300%.
O ICMS é um imposto estadual e desta forma, apenas os governos estaduais e o Distrito Federal podem estabelecer alíquotas para ele. Cada estado costuma ter uma alíquota diferente, como por exemplo, o estado do Ceará cobra 12% de alíquota para enviar os produtos para todos os demais estados.
Somente por essa diferença de alíquota de ICMS de um estado para outro, já poderia dar uma ideia do porque da tributação e dos valores variarem, mas existem outros fatores.
Mesmo com transportadoras que possuem tamanhos e áreas de atuações semelhantes, o ICMS pode apresentar valores bem diferentes entre as cotações solicitadas, fazendo com que o cliente até acredite que os valores estão sendo “chutados”. Essa situação até pode ocorrer, mas existem outras explicações que evidenciam por que isso acontece, veja:
Em virtude dessa enorme variação é importante conhecer as médias dos preços dos fretes para cada região com a qual você trabalha ou pelo menos para as rotas e operações mais comuns.
Existem sites que fornecem mais de uma cotação e sendo assim, será possível calcular uma média e chegar a um valor aceitável.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário