Caminhão

Caminhões com traseira arqueada sem o Inmetro estão com os dias contados

Será que a repercussão negativa com as mortes que ocorreram semanas atrás, levarão ao fim o arqueamento de caminhões?

Será que caminhão arqueado caminha para o fim?

Em um dos principais meios de comunicação (o YouTube) que foi onde a moda de caminhão arqueado ganhou mais força, ocorreram vários relatos com vídeos de caminhoneiros alegando que tiveram seus veículos retidos, devido a suspensão modificada e ainda mostram pátios lotados, dos caminhões que efetuaram a mesma prática.

Tudo isso ocorreu também devido aos últimos acidentes e em um deles envolvendo pai e filho em que o segundo perdeu a vida no local, juntamente com sua esposa, devido ao caminhão de seu pai que vinha à frente encontrar-se arqueado.

Depois dessas ocorrências, que ganharam força nas redes sociais e na TV também, a PRF – Polícia Rodoviária Federal recomendou para todas as unidades do país redobrar a atenção e fiscalizar todos os caminhões com suspensão alterada.

Outra situação que está crescendo, ocorre nas contratações pelas empresas, em que os proprietários de cargas não estão aceitando mais esse tipo de veículo para transportarem suas mercadorias, com medo delas não serem entregues ou ficarem paradas nas estradas.

Os veículos irregulares retidos pela fiscalização intensa da PRF estão fazendo com que muitas cargas cheguem atrasadas ou nem cheguem ao seu destino.

O fundador do programa SOS Estradas (voltado para a segurança nas rodovias), Rodolfo Rizzotto, explica que a atitude dos donos de cargas é muito importante para a sociedade e está crescendo desde que a fiscalização aumentou.

Ele complementa que esses veículos estão mais sujeitos a acidentes e esse é um passo importante para o transporte socialmente responsável, explica.

Com a pressão efetuada pela PRF e donos de cargas, os youtubers que antes ostentavam orgulhosos o arqueamento de seus caminhões, agora estão voltando à configuração normal e original ou dentro da altura permitida em lei que é de dois graus ou 3,5 cm de inclinação a cada metro de longarina e ainda, tem que efetuar o registro no Detran – Departamento Estadual de Trânsito  de seu estado, dessa alteração, no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O caminhão mais arqueado do país, já teve sua suspensão regulada ao formato original

Jaquirana GBM dono do caminhão mais arqueado do Brasil, com mais de três metros de altura, foi um dos primeiros a retornar a suspensão ao formato original.

Carlinhos 262, outro youtuber conhecido no meio dos caminhoneiros, comentou que é melhor fazer tudo dentro do que o Inmetro permite e andar com dignidade. 

Ele explica que se um motorista fosse parado, estando arqueada a traseira do caminhão acima do permitido em lei, o prejuízo com a multa, regularização, perda do frete e transferência da carga para outro veículo, seria algo aproximado de R$ 10 mil reais e que não vale correr esse risco.

Mesmo os motoristas que não vivem do transporte de cargas devem tomar cuidado e não arquear seu caminhão, pois em um trajeto para levar o veículo para um pátio, pode acontecer um acidente fatal ou ser fiscalizado, arcando com os eventuais prejuízos de sua atitude.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto
Tag: PRF