Caminhoneiro

Conheça as desvantagens de levar excesso de peso no carregamento

Prática de carregar caminhão acima do peso é bastante recorrente

Com os problemas enfrentados atualmente pelos caminhoneiros, algumas atitudes podem parecer ser a solução para essas eventualidades. Tentando obter mais lucro alguns motoristas preferem levar um peso a mais na carga para conter a dificuldade em repassar custos ao cliente, manutenções mais caras e o alto preço do combustível.

O que poucos sabem, é que com o excesso de peso, não vem o benefício tão esperado e o caminhoneiro que já conta com todos esses problemas terá mais alguns a enfrentar.

Quando o caminhão sai para venda, a montadora já fez vários testes para garantir a segurança do veículo nas estradas, entre eles está até que quantidade esse caminhão pode carregar de peso em mercadoria.

Quando essa massa é ultrapassada, os aumentos dos custos de manutenção são visíveis e outros tipos de despesa podem aparecer para o proprietário do veículo. Listamos algumas abaixo para que você venha ver se vale ou não a pena levar o excesso de carga.

  • Multa

Essa é uma das penalidades mais óbvias que podem acontecer. Se o caminhoneiro for pego com excesso de peso, o caminhão ficará retido até o transbordo da carga excedente;

  • Velocidade

Com excesso de peso os componentes do caminhão e o motor perdem sua capacidade e não conseguem chegar a velocidade necessária para trafegar nas vias, ou seja, a viagem será mais lenta que o normal e o tempo será maior para chegar ao destino da entrega;

  • Peças

Os prejuízos para a parte mecânica do veículo são inúmeros, entre eles a suspensão e os pneus sofrem grandes desgastes, além do sistema de freios que pode falhar por ter sua capacidade reduzida. Seu caminhão frequentava a oficina mais vezes do que o habitual;

  • Estrada

A vida útil do asfalto se deteriora muito com o excesso de peso dos caminhões. Os motoristas reclamam demais do estado precário de algumas rodovias, mas não obedece essa importante norma que traz segurança e conservação da infraestrutura das estradas;

  • Diesel

Essa é bem simples, carregou um peso a mais, também gastou mais combustível. Transportar mais peso exige mais força e o veículo acabou saindo da sua faixa de economia gerando maior gasto de diesel;

  • Dirigibilidade

Conduzir caminhão já é difícil, principalmente as carretas articuladas, caminhões bitrens. Na hora de fazer uma curva ou  manobra mais acentuada exige o máximo de atenção do motorista, com a carga excedente essa dirigibilidade fica comprometida trazendo risco de tombamento do veículo.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 25 de fevereiro de 2022 10:00

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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