Durante o início da década de 50 a fabricante e montadora de carros e caminhões Mercedes-Benz realizou um tratado com o governo brasileiro para produção de seus produtos em território nacional. Logo após, em 1951 os caminhões da fabricante Mercedes já estavam sendo em primeiro lugar montados.
O modelo do primeiro caminhão fabricado no Brasil era o L-312, com um motor de 6 cilindros conhecido como OM-312 e com 4,6 litros, o conjunto entregava 100 cavalos de potência e um torque de 27 kgfm. Um dos grandes diferenciais que fizeram o caminhão se destacar no mercado, foi justamente o seu novo sistema de combustão que se disponibiliza de um pré-câmara, dessa maneira, fazendo com a fumaça preta expelida do caminhão fosse menor.
O caminhão L-312 ganhou o seu apelido de torpedo através do seu formato construtivo, a sua carroceria entregava o cofre do motor em um formato comprido e com pouca espessura. O seu design era muito semelhante a muitos caminhões fabricados na época, ou seja, o caminhão tinha a sua aparência semelhante a um torpedo.
Diversos fatores fizeram com que a sua fama correu no Brasil, o caminhão tinha uma grande durabilidade para aguentar trabalho pesado, a sua revenda era muito boa e o modelo conseguia atender diversos segmento do transporte rodoviário de cargas para a época.
Redação – Brasil do Trecho.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário