
Foto: Reprodução de video
Ao contrário do Brasil e Europa, o modelo americano de caminhão adotou os caminhões bicudos.
Modelo cara-chata foi atualizado na época e era considerado uma sensação da marca
Veja esse vídeo que demonstra a história do Freightliner Argosy (cara-chata) nos Estados Unidos, considerado um dos últimos modelos que foram fabricados por lá.
Em 1998 chegava um modelo moderno e atualizado de cara-chata, o Freghtliner Argosy, contrastando com suas cabines avançadas em concorrência com as marcas americanas que dominavam o mercado por lá, perdurando até 2020.
A empresa Freightliner Corporation, fundada nos EUA – Estados Unidos da América em 1942, sucedeu a Consolidated Freightways que fabricava caminhões desde 1929, com cabines bem avançadas para a época.
Em 1942 eles lançaram uma cabine totalmente em alumínio.
Em 1951 firmou acordo com a White Motor Company, um dos maiores fabricantes de caminhões do mercado americano na época e passou a vender seu modelo sob a marca White Freightliner.
Em 1953, existia uma versão com cabine dormitório elevado denominada “Shovelnose”.
De 1958 a 1976, o design da cabine foi modernizado com basculamento 90º para frente para acesso ao motor.
Em 1981 a marca Freightliner foi vendida para a Daimler-Benz e a série de cabines avançadas serie FLT seguiria até 1986.
Em 1996 a Freightliner renovava seus modelos de caminhões, com novos designers, mais aerodinâmicos, seguros e tecnológicos.
Em 1998 estreava o modelo Freightliner Argosy, destinado a substituir as antigas séries, tornando-se a terceira geração de cabovers basculantes. A aposta da empresa era que o novo modelo de cabine iria decolar, mas não foi isso que ocorreu, pois as vendas começavam a declinar, encerrando as vendas nos EUA e no Canadá, após o ano de 2006.
As exportações para a Austrália, Nova Zelândia e África do Sul continuavam e estariam mantidas, chegando também aos países da América do Sul, como Chile e Paraguai.
Em 2012, a empresa lançou uma segunda geração do modelo Argosy e que traziam extensas atualizações de design, aerodinâmica, refrigeração entre outras melhorias.
Em 2020 o Argosy também teve sua produção encerrada, após 22 anos, onde a proprietária da marca, a Daimler, já possuía um modelo próprio para exportação.
Veja o vídeo na íntegra e conheça toda a história desse fantástico modelo em que possuía uma das cabines mais sofisticadas do mundo!
Redação – Brasil do Trecho
Faleceu neste sábado (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Este site utiliza cookies.