Combustível

Em apenas dois meses, mais um presidente da Petrobras é demitido

O presidente da estatal se recusou a vender combustíveis com desconto aos consumidores brasileiros.

Nota: Você sabia que os EUA são considerados os maiores produtores de petróleo do mundo e duas de suas maiores empresas do ramo são americanas? Veja mais adiante!

Depois que a Petrobras se recusou a vender combustíveis com desconto aos consumidores, alertando que isso levaria à escassez de diesel, novamente em apenas dois meses o presidente da estatal foi demitido.

O presidente da Petrobras alertou o governo na semana anterior que com o momento de exportação de grãos, se a empresa não vendesse o combustível a preços de mercado, poderia ficar sem diesel, face à escassez mais grave do combustível em 14 anos no mundo.

No terceiro trimestre poderia haver risco de desabastecimento, quando a demanda por diesel aumenta sazonalmente no Brasil e nos Estados Unidos em que se começa a exportar maiores volumes de milho em agosto.

Funcionários da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, técnicos da Estatal e importadores privados, afirmaram em anonimato essas preocupações.

Sem sinal de preços de mercado mais adiante, haveria risco de desabastecimento de diesel durante o pico de demanda da safra, afetando o PIB do Brasil.

Devido as sanções contra a Rússia, deixando de comprar combustíveis nesse país, o fornecimento de diesel tornou-se uma preocupação global, deixando os estoques internacionais a mínimos históricos.

Desta forma os países que importam o diesel estão avaliando os riscos de aumento de custos com a escassez da oferta.

O Brasil demonstrou preocupações depois que as importações de diesel no segundo semestre do ano aumentaram após as refinarias do Golfo dos EUA, principais fornecedores, começarem a redirecionar cargas para a Europa.

A Petrobras alega também que os estoques globais de diesel estão bem abaixo da média histórica. Com o impasse, Bolsonaro pediu a eleição de um novo Conselho, abrindo caminho para uma completa reformulação da gestão executiva da estatal.

Devido aos preços dos combustíveis, Jose Mauro Ferreira Coelho é o terceiro CEO da Petrobras demitido por Bolsonaro, que tenta reeleição em outubro, mas que alega que a estatal deve usar seus lucros para reduzir os preços dos combustíveis e ajudar a controlar a inflação, porém na prática não estamos vendo isso ocorrer em nenhum momento.

Em uma apresentação da estatal, foi sugerida a redução de impostos e subsídios aos consumidores dos combustíveis, como ocorreu com países da União Europeia, pois o estatuto da empresa proíbe a venda de combustível com prejuízo sem compensação.

Em 2018, na gestão do presidente Michel Temer, os subsídios para conter a greve nacional custaram cerca de R$ 7,5 bilhões ou US$ 1,6 bilhão. Estima-se que desta vez, o custo de uma medida semelhante poderia facilmente ultrapassar R$ 60 bilhões.

Os estoques brasileiros de diesel durariam em torno de um mês da demanda nacional, pois os suprimentos estão com cerca de metade da capacidade, segundo fontes da empresa.

A Petrobras devido a importação dos EUA estar comprometida pelo envio de diesel para a Europa, a estatal brasileira começou a recorrer a fornecedores mais distantes, como a África Ocidental e Índia, porém enquanto o Golfo no EUA leva em torno de 14 a 21 dias para chegar, da Índia levaria em torno de 45 a 60 dias.

Se a temporada de furacões nos EUA danificar suas refinarias ou qualquer outra coisa ocorrer para um fornecimento mais apertado, o Brasil passará por um problema real.

Você sabia que os EUA são os maiores produtores de petróleo do mundo e suas maiores empresas do ramo a Exxon Mobil Corporation e a Chevron Corporation são americanas?

A ExxonMobil e a Chevron se beneficiaram da recente alta nos preços do petróleo, face a guerra da Rússia com a Ucrânia e os lucros das maiores petrolíferas dos EUA dispararam!

A ExxonMobil (XOM), maior empresa de petróleo do país, registrou lucro líquido de US$ 6,8 bilhões – um ano após o lucro de US$ 680 milhões.

Exxon Mobil Corporation ou ExxonMobil é uma empresa multinacional de petróleo e gás dos Estados Unidos. Tem sua sede em Irving, no Condado de Dallas, no estado do Texas.

Chevron Corporation é uma empresa multinacional americana de energia, sendo uma das empresas sucessoras da Standard Oil. Ela está sediada em San Ramon, na Califórnia e ativa em mais de 180 países.

Então mais uma vez nos perguntamos, devemos vender nossas refinarias e a Petrobras?

Porque o governo Federal permitiu que a Petrobras deixasse de investir a médio e longo prazo em suas refinarias, utilizando o lucro obtido?

Seria o momento de sermos auto suficientes, não só em petróleo mas também em derivados, como o diesel, gasolina, gás etc, não é mesmo? Não precisaríamos importar mais!

Não seria o momento de revermos não só os subsídios para baixarem os preços dos combustíveis, como também de uma forma mais profunda, aprimorarmos o que temos, ou seja, “as nossas refinarias” gerando uma maior produtividade, criando mais empregos para a população, gerando mais produtos para exportação brasileira e com isso aumentando a oferta de transportes e fretes de nosso país?

Se ao invés de vendermos a maior estatal brasileira, não seria melhor dividi-la facilitando assim sua administração?

Seriam criados mais empregos; deixaríamos de importar derivados; abasteceríamos internamente nosso país; poderíamos exportar petróleo e derivados para outros países ao preço internacional, porém praticar com os subsídios, preços menores aos brasileiros; diminuição da inflação; aumento do consumo; o país voltaria a crescer mais rapidamente; a economia iria melhorar gradativamente, sem falar na tecnologia que já possuímos e desenvolveríamos com a possibilidade de criação de combustíveis melhores ainda e menos poluentes; todos os estados seriam beneficiados com o aumento do turismo, do nível escolar, da segurança pública, da saúde pública etc.

Ou será melhor, na sua opinião, vendermos todas as refinarias, vendermos a Petrobras e a hegemonia do controle do Petróleo e a oportunidade de criarmos mais empregos?

Que garantias teremos em relação à melhoria da economia, do consumo interno, dos estados em geral, da educação, da saúde e segurança pública, caso isso ocorra! Será melhor desse jeito para os brasileiros?

Vale lembrar que a Petrobras foi criada em 1954, uma empresa genuinamente brasileira que nasceu com o objetivo de produzir petróleo em solo brasileiro e não depender tanto das empresas transnacionais e dos países da Opep – Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Então porque até hoje continuamos dependendo?

O Brasil não faz parte da Opep e ocupa o 8º lugar no ranking das maiores reservas de petróleo do mundo. 

Uma posição privilegiada, mas que não significa muito quando se trata de entrar na Opep. Existem países com mais reservas do que o Brasil, como o próprio EUA, o Canadá e a China por exemplo e que não participam da organização. Veja o quadro resumo abaixo:

PaísProdução Barril/diaPosição %Data da
no mundoinformação
1
EUA
15,190,00013.55%2017
2
Rússia
11,360,00011.67%2017
3
Arábia Saudita (OPEP)
9,960,00010.23%2017
4
Canadá
4,830,0004.96%2017
5
Iraque (OPEP)
4,470,0004.59%2017
6
China
3,870,0003.97%2017
7
Irã (OPEP)
3,800,0003.90%2017
8
Brasil
3,107,5643.02%2019
9
Emirados Árabes Unidos (OPEP)
2,930,0003.01%2017
10
Kuwait (OPEP)
2,710,0002.78%2017

Veja a lista mais completa de noventa e nove países produtores de petróleo na fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_produ%C3%A7%C3%A3o_de_petr%C3%B3leo

E você caminhoneiro, o que acha? O que é melhor para a categoria em sua opinião? O que é melhor para o Brasil?

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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