Vejam 5 dicas que você não aprende na auto escola

Foto: auto escola arrancada

Veja esse didático vídeo com as dicas que não são ensinadas, mas que você precisa saber caminhoneiro.

Perceba as diferenças dos veículos e os cuidados ao dirigir cada um deles

Esse vídeo é muito interessante, pois trata de assuntos importantes ao dirigir certos caminhões e que não se costuma ensinar nem em autoescolas.

Ele começa alertando sobre a primeira dica, ou seja, o sistema de frenagem a ar. Em uma Scania, por exemplo, até a embreagem é a ar e se não tiver ar você nem pode pisar no pedal da embreagem.

Você tem que ligar o veículo e esperar ter ar no sistema para que se possa começar a andar com ele, frear, utilizar a embreagem e até mesmo utilizar o limpador do para-brisa que também funciona a ar.

A segunda dica é não confie em freio de mão. Um motorista muito cuidadoso é intitulado como medroso, etc, não ligue, pois todo cuidado é necessário. Calce seu veículo nas paradas, coloque calço, não confie se o sistema está ou não freando bem, se a lona está colando ou não, enfim com o peso, uma hora ele vai andar, então não confie.

Terceira dica aprenda a trabalhar com o freio motor. Um motorista profissional utiliza o freio motor em várias situações nas estradas, evitando-se colocar o pé no freio, muitas das vezes descendo a serra sem usar o freio de pé, só com o uso do freio motor já conseguirá conduzir seu veículo, pisando no pedal de freio somente se realmente for necessário.

Quarta dica, não deixe seu veículo embalar, ao menos que não tenha carros a sua frente, pois se estiver carregado principalmente, o tempo de frenagem demorará a ocorrer. Isso evitará muitos acidentes e até mesmo capotagens, derrapagens etc. Não deixe embalar o carro ao menos que você tenha plena visão, inclusive nas curvas, tem que ter malícia.

Quinta e última dica, se desejar estar na faixa do meio e a saída será daqui a um quilômetro à frente, cuidado, pois uma coisa é trabalhar com veículos leves outra coisa é atuar com veículos pesados, longos e que demoram a ganhar velocidade. 

YouTube video

Só tente ultrapassá-lo se ele estiver muito lerdo ou bem mais devagar que você, caso contrário você acabará fechando o outro veículo em algum momento.

Tenho um pouco de paciência, segure um pouco é apenas um quilômetro, deixe ele ir embora ou só ultrapasse com segurança em um melhor momento.

Com essas simples dicas, muitos acidentes poderão ser evitados. Direção defensiva sempre!

Redação – Brasil do Trecho