Dicas para motorista

Saiba a verdadeira função do rodoar no seu caminhão

Você conhece o sistema rodoar das rodas?

Veja esse vídeo que explica o que o sistema rodoar e para que ele serve

Vídeo mostra o que é o sistema rodoar e para que ele é proposto.

Ele alimenta todo o sistema de ar para manter a calibragem dos pneus, caso você tenha um pequeno furo ele manterá a calibragem do pneu.

Um roteador se conecta ao reservatório de ar comprimido por meio de uma válvula de 4 vias. Este ar passa pelo painel, depois é direcionado às juntas rotativas e então elas fazem a transferência do ar comprimido para os pneus do automóvel.

Se for detectado algum problema na pressão dos pneus, um sinal sonoro e luminoso avisa o motorista no painel.

Mesmo com um pneu furado o sistema tenta manter ele cheio até que o motorista possa chegar em um local adequado para verificar o problema de vazamento.

Esse sistema mantém os pneus corretamente calibrados e por esse motivo, gera uma economia de combustível de até 6% e aumenta a vida útil dos pneus em até 20%.

A questão é se você deve calibrar os pneus frios, pré-aquecidos ou quente e a outra questão é você deve deixar o rodo ar ligado direto trabalhando ou apenas calibra o pneu e depois desliga ele?

Outra questão é deve sempre conferir batendo os pneus, mesmo tendo o rodo ar ou não precisa?

Vamos responder a essas perguntas uma a uma e dar algumas dicas importantes também, veja abaixo:

  • No momento da ignição, o sistema rodoar deve ser acionado e uma luz no aparelho de monitoramento de pressão é ligada através da chave de ar On e OFF (liga e desliga) que abre e fecha o ar do sistema. Nesse momento é feita a calibragem e depois o equipamento deve ser desligado.
  • O correto é calibrar os pneus frios. Ao chegar em um posto de combustível depois de ter rodado algumas horas, primeiro abasteça seu carro e se possível lave-o também para baixar a temperatura dos pneus, quando estiverem mais frios. Pneus quentes podem enganar o calibrador, pois a pressão do ar estará elevada ao passar para os pneus.
  • Consulte sempre o manual do seu carro para verificar a calibragem correta ou verifique se existe esta indicação de calibragem na lateral do veículo em uma etiqueta que costuma se encontrar ao abrir a porta do motorista.
  • Sem o sistema rodoar, o ideal é sempre calibrar os pneus uma vez por semana, porém se você não costuma rodar muito, pode calibrar logo após abastecer seu veículo, efetuando a calibragem em uma frequência razoável.
  • Nunca calibre os pneus com o ar da mangueira escapando. Recoloque a mangueira caso isso aconteça.
  • Não esqueça de calibrar o estepe, para que se precisar, possa substituir o pneu furado.
  • Sempre confira batendo os pneus de seu caminhão, nunca confie só porque tem o rodoar, pois pode existir algum problema na válvula e você ficar a mercê de algum problema na estrada ou acidente.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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