Combustível

Idonésia realiza teste com 40% de óleo de palma na mistura do Diesel

Na Indonésia está sendo realizado testes de estrada para biodiesel com 40% de óleo de palma

Hoje a  Indonésia iniciou os testes rodoviários de dois tipos diferentes de biodiesel contendo 40% de óleo de palma e espera determinar se eles são apropriados para uso público até o final do ano, disse o Ministério da Energia. 

Atualmente, o governo da Indonésia exige que todo o diesel vendido no país contenha 40% óleo de palma, sendo assim considerada a maior mistura obrigatória do mundo. 

O Ministério da Energia e Recursos Naturais disse na segunda-feira que vários produtores e instituições governamentais estarão envolvidos no processo, incluindo a Associação da Indústria Automobilística da Indonésia, a Associação de Produtores de Biocombustíveis da Indonésia (Aprobi) e a estatal de petróleo e gás. Pertamina, a Agência de Gestão de Fundos de Plantações e Ministério da Indústria. 

A Indonésia é o maior produtor e exportador mundial de óleo de palma e biodiesel. Em 2021, introduziu o uso massivo de B30 (conteúdo de biodiesel 30%) para reduzir suas importações de energia e aumentar o consumo de óleo de palma. Agora, o Departamento de Energia anunciou que testará dois tipos de misturas B40, uma com 30% éter metílico de ácidos graxos (FAME) e 10% éster metílico de palma destilado (DPME) e outra com 30% FAME e 10% diesel renovável feitos de óleo de palma.

Como o maior produtor mundial de óleo de palma, o país tem planos de longo prazo para aumentar a concentração de óleo vegetal em combustível para tudo, de carros a aviões, para reduzir as importações de combustível. 

No ano passado, o país realizou seu primeiro voo de teste usando querosene misturado com óleo de palma. 

Ultimamente, as autoridades também vêm pressionando por uma porcentagem maior para absorver o excesso de óleo de palma. 

Os testes serão realizados em 12 dos modelos mais populares de carros e veículos comerciais, disse o chefe do Ministério de Energias Renováveis, Dadan Kusdiana.

  • O Fenemê D11000 – O caminhão mais importante do Brasil

    Entenda a importância desse caminhão para a história do transporte rodoviário brasileiroA Fábrica Nacional de Motores, a famosa Fenemê, tem uma importância enorme para a história dos caminhões no Brasil. Foi fundada no meio da Segunda Guerra Mundial com o objetivo de fabricar motores para aviões militares mas, após uma série de mudanças, acabou se…

  • Projeto de construção de caminhãozinho ganha novos rumos

    A saga do veículo está sendo divulgada no canal do YouTube do lanterneiro responsávelUm caminhão é um veículo pesado que atrai a atenção por onde passa. Ele é o objeto preferido dos caminhoneiros que desejam ter o seu próprio veículo.Por trás dessas grandes máquinas existem diversas montadoras e fabricantes que vivem o processo de produção…

  • Diesel e gasolina ficarão mais caros a partir de fevereiro de 2025

    Uma mudança no ICMS elevará o valor dos combustíveisO ano de 2024 mal acabou e uma projeção em relação ao aumento dos combustíveis já deixou muitos motoristas em alerta para 2025. O aumento do ICMS deixará a gasolina e o diesel mais caros.Após uma publicação no Diário Oficial da União (DOU) no último dia de…

Redação – Brasil do Trecho / Informações Forbes 

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto