Combustível

Idonésia realiza teste com 40% de óleo de palma na mistura do Diesel

Na Indonésia está sendo realizado testes de estrada para biodiesel com 40% de óleo de palma

Hoje a  Indonésia iniciou os testes rodoviários de dois tipos diferentes de biodiesel contendo 40% de óleo de palma e espera determinar se eles são apropriados para uso público até o final do ano, disse o Ministério da Energia. 

Atualmente, o governo da Indonésia exige que todo o diesel vendido no país contenha 40% óleo de palma, sendo assim considerada a maior mistura obrigatória do mundo. 

O Ministério da Energia e Recursos Naturais disse na segunda-feira que vários produtores e instituições governamentais estarão envolvidos no processo, incluindo a Associação da Indústria Automobilística da Indonésia, a Associação de Produtores de Biocombustíveis da Indonésia (Aprobi) e a estatal de petróleo e gás. Pertamina, a Agência de Gestão de Fundos de Plantações e Ministério da Indústria. 

A Indonésia é o maior produtor e exportador mundial de óleo de palma e biodiesel. Em 2021, introduziu o uso massivo de B30 (conteúdo de biodiesel 30%) para reduzir suas importações de energia e aumentar o consumo de óleo de palma. Agora, o Departamento de Energia anunciou que testará dois tipos de misturas B40, uma com 30% éter metílico de ácidos graxos (FAME) e 10% éster metílico de palma destilado (DPME) e outra com 30% FAME e 10% diesel renovável feitos de óleo de palma.

Como o maior produtor mundial de óleo de palma, o país tem planos de longo prazo para aumentar a concentração de óleo vegetal em combustível para tudo, de carros a aviões, para reduzir as importações de combustível. 

No ano passado, o país realizou seu primeiro voo de teste usando querosene misturado com óleo de palma. 

Ultimamente, as autoridades também vêm pressionando por uma porcentagem maior para absorver o excesso de óleo de palma. 

Os testes serão realizados em 12 dos modelos mais populares de carros e veículos comerciais, disse o chefe do Ministério de Energias Renováveis, Dadan Kusdiana.

  • 5 Motivos que podem levar os caminhoneiros a realizar uma greve em 2025

    Em 2025, a greve dos caminhoneiros pode ser motivada por diversos fatores, sendo os cinco mais comuns: aumento dos custos com o diesel, que impacta diretamente no preço do frete; condições precárias de infraestrutura nas estradas, dificultando o transporte e aumentando o risco de acidentes; falta de valorização da profissão, com salários e benefícios abaixo…

  • Grave acidente com caminhão betoneira deixa uma vítima fatal em Doutor Ricardo

    Um grave acidente de trânsito ocorreu por volta das 16h desta segunda-feira (3), na estrada municipal que dá acesso à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Doutor Ricardo. O motorista de um caminhão betoneira, que transportava concreto, perdeu o controle do veículo e infelizmente não resistiu aos ferimentos.O Corpo de Bombeiros foi acionado para o…

  • Carreteiro se surpreende com tucano que tentou roubar seu almoço

    Durante uma pausa para preparar o almoço na estrada, um carreteiro viveu um momento inusitado ao ser surpreendido por um tucano curioso. Enquanto cozinhava um frango com batatas, a ave pousou na caixa de cozinha do caminhão e decidiu que não iria esperar: tentou comer o frango cru mesmo!O episódio chamou atenção para o comportamento…

Redação – Brasil do Trecho / Informações Forbes 

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto