Quanto custa para fazer o motor do caminhão

Quebrar ou fundir o motor do caminhão é uma das situações que os caminhoneiros mais temem e tentam evitar a todo custo.

Foto: wlmscania

É uma situação que todo caminhoneiro mais teme!

Quebrou ou fundiu o motor! Lascou! O quê fazer agora?

Quebrar ou fundir o motor do caminhão é uma das situações que os caminhoneiros mais temem e tentam evitar a todo custo.

Mas e se acontecer! Quanto será o gasto?

Assista ao vídeo mais esperado de todos os tempos! Conteúdo muito top!

Veja quanto caminhoneiro conhecido como Cavalinho gastou para fazer o motor completo do caminhão de forma correta e apenas com peças originais Cummins.

O motor é um Cummins 19.320, caminhão VW Constellation. A primeira manutenção foi feita com 521.000 km e agora com 1.245.350 km, ou seja, o motor rodou 724.350 km, em 8 anos de estrada.

Ele mostra a nota fiscal que gastou, só de peças, em setembro/2020 deu R$ 14.142,00, isso mesmo! 

As peças que ele trocou foram, jogo de camisa, bronzina, vedação, casquilho, óleo do motor, retentor, bomba de óleo, bico injetor etc, ou seja, trocou tudo e fez o motor! Ele colocou parte no cartão e parte em boletos a serem pagos. 

Depois disso, no mesmo período, ele pediu para baixar a caixa de câmbio para verificar a embreagem e gastou mais R$ 4.397,00 só de peças também.

As peças compradas foram: platô de embreagem, disco de embreagem, mancal, rolamento, retentor, jogo de filtro, elemento filtrante etc.

Depois gastou mais R$ 1.171,00, com as peças, pino cilíndrico, anel de segurança, anéis de vedação, rolamento, alavanca de acionamento da embreagem, mancal etc.

Em seguida, a mão de obra, deu mais R$ 10.949,00, referente à retífica do cabeçote, projeção do bloco, remover e instalar o cabeçote para a troca de kit do motor, remover e instalar câmbio para a troca da embreagem, passe no volante, teste sem tomada, óleos de câmbio e diferencial etc.

Resumindo:

Só de peças ficou em R$ 18.539,00 e de mão de obra R$ 10.949,00, totalizando, R$ 30.659,00 e levou 20 dias de trabalho intenso.

Após fazer tudo isso, praticamente um mês depois apareceram alguns outros ajustes normais necessários e ele gastou mais R$ 899,00 referente as bexigas da tração que estouraram, uma conexão do motor no valor de R$ 58,00 e ainda teve que trocar o cilindro da embreagem, mais R$ 775,00.

No geral ficou tudo em R$ 32.391,00 em vinte dias é muito dinheiro!

O caminhão é um veículo que roda muito, que gasta muito e para conseguir manter um caminhão desse jeito, pegando estradas de terra, buracos etc, fica muito difícil manter com o frete do jeito que está.

Esses valores são importantes para os caminhoneiros conseguirem se planejar e o quanto ele deve reservar mensalmente para após todos esses anos e assim, poder fazer suas manutenções de forma correta!

YouTube video
Cavalo Cavalinho

Leia também:

Redação – Brasil do Trecho