A lenda do Ford Flathead V8, mais que um motor, um ícone automotivo

A lenda do Ford Flathead V8, mais que um motor, um ícone automotivo
Foto: Reprodução / Internet

Desvendando a mecânica que revolucionou a indústria automotiva

Na última edição do programa “Veículos e Histórias”, mergulhamos no fascinante universo do Ford Flathead V8, um motor que não apenas impulsionou carros, mas se tornou um ícone automotivo. Este episódio repleto de curiosidades revela o legado extraordinário desse componente lendário.

Raízes e Revolução

Em 1927, a Ford Motor Company, sob a liderança de Henry Ford, lançou o Modelo A em resposta aos avanços da Chevrolet. No entanto, em 1929, a Chevrolet surpreendeu com um motor de seis cilindros, desafiando os padrões. A resposta da Ford veio na forma do revolucionário Ford Flathead V8, iniciado nos anos 30, transformando a indústria automotiva.

Inovação Técnica e Popularidade Explosiva

Com seu layout V8 inovador, o Ford Flathead apresentava um bloco integrado e cilindros em uma peça única, unindo robustez e economia. O modelo B, de 1932, equipado com um motor V8 de 221 polegadas cúbicas, foi um sucesso estrondoso, conquistando os americanos com 65 cavalos de potência.

Este motor não apenas impulsionou carros, mas também deu origem a uma cultura de customização automotiva, marcando uma era.

Evolução Pós-Guerra e Desafios

Após a Segunda Guerra Mundial, o Ford Flathead V8 tornou-se a escolha de entusiastas automotivos para preparações. Empresas como Edelbrock e Offenhauser ofereceram peças de alto desempenho, solidificando sua posição na história do automobilismo.

Legado Global e o Culto Brasileiro

Apesar de seu declínio nos EUA nos anos 50, os motores Flathead V8 continuaram a conquistar entusiastas globalmente. No Brasil, conhecidos como “Belo Antônio”, equiparam modelos como o Simca Chambord. A década de 1960 trouxe melhorias, como a carburação dupla e o motor MSul.

Durabilidade e Recordes Incríveis

Com mais de 90 anos, o Ford Flathead V8 quebrou recordes em 2003, atingindo 487 km/h com o Flatfire altamente modificado. Seu ronco inconfundível e influência na cultura hot rod são testemunhos de um legado que transcende gerações.

Agradecemos por nos acompanharem nesta viagem fascinante pelo passado e presente do lendário Ford Flathead V8. Uma máquina que não é apenas um motor, mas uma eterna lenda automotiva.