Quanto tempo dura um motor retificado?

Você já se perguntou quanto tempo dura um motor de caminhão? Essa é uma questão que muitas pessoas gostariam de entender melhor. Para nos ajudar a esclarecer essa dúvida com base em anos de experiência, consultamos o mecânico experiente Rador Tavares, que compartilhou sua visão sobre o assunto.

Segundo Tavares, a durabilidade de um motor retificado depende de diversos fatores, incluindo o tipo de motor, seu uso, tamanho e para qual atividade será utilizado. Além disso, ele destaca a importância da qualidade da retífica, da lubrificação feita pelo mecânico, da manutenção regular e do modo como o caminhão é conduzido no dia a dia.

Assim, quando todos esses aspectos são tratados de maneira correta, desde a retífica até a manutenção contínua, é possível esperar uma vida útil média de 300 a 400 mil quilômetros para um motor retificado.

Entretanto, existem casos específicos, como o modelo de motor do caminhão Mercedes-Benz L-1620, mais antigo e com peças que não são mais fabricadas. Nesses casos, mesmo após a retífica, a durabilidade pode ser reduzida, chegando a cerca de 200 mil quilômetros, devido à disponibilidade limitada de peças e à necessidade de adaptações.

Para os motores eletrônicos, a situação muda consideravelmente. Tavares destaca que esses motores saem de fábrica com uma garantia de até 1 milhão de quilômetros após a retífica, desde que sejam realizadas as manutenções e trocas de óleo conforme as recomendações do fabricante.

Quando perguntado sobre qual é o melhor motor de caminhão do mundo, Tavares não hesita em apontar o motor do Volvo FH como um dos mais duráveis e tecnologicamente avançados. Esses motores são conhecidos por sua longevidade e podem durar muito além de 1 milhão de quilômetros quando cuidados adequadamente.

Em resumo, a durabilidade de um motor de caminhão pode variar significativamente dependendo de diversos fatores, mas com as práticas de manutenção corretas e a escolha de motores confiáveis, é possível garantir uma vida útil longa e confiável para seu veículo comercial.

YouTube video
Video: Rador Tavares