Como saber o tipo de calibragem correta para cada tipo de pneu

Todo mundo quer economia de combustível, pneus que duram muito, melhor desempenho, estabilidade e segurança. Mas, um grande segredo para ter tudo isso é calibrar corretamente o pneu de seu veículo.

Foto: Reprodução de video

Veja como calibrar o pneu de seu veículo como um profissional.

A falta de calibragem promove um desgaste prematuro nos pneus

Todo mundo quer economia de combustível, pneus que duram muito, melhor desempenho, estabilidade e segurança. Mas, um grande segredo para ter tudo isso é calibrar corretamente o pneu de seu veículo.

Muitos motoristas quando vão calibrar os pneus de seus carros, costumam colocar 32 na frente e 30 atrás, ignorando o modelo do veículo, o peso que ele carrega, as medidas dos pneus e principalmente a temperatura deles no momento da calibragem.

Um veículo que roda com os pneus murchos ou descalibrados, chegam a consumir mais de 25% de combustível. Pneus com baixa pressão tem maior resistência com a pista e quanto maior a resistência, maior o esforço do motor.  A falta de calibragem promove um desgaste prematuro na parte lateral da banda de rodagem.

O excesso de pressão também, não é bom, pois além de fazer o carro pular mais do que cabrito, tem menos aderência na pista e o desgaste do centro da banda de rodagem será maior.

Calibragem de pneu varia de carro para carro, mesmo se tiver a mesma medida de pneus. A aerodinâmica de um modelo VW Gol é diferente da de um Fiat Strada. Além dos seus pesos e capacidade de carga. Por esse motivo é muito importante saber a calibragem correta do fabricante de cada modelo de carro.

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Em geral, todo fabricante coloca uma etiqueta na coluna do motorista ou na parte interna da tampa do bocal de abastecimento do veículo, que indicará a calibragem correta a ser utilizada. Trata-se de uma tabela contendo dados para efetuar a calibragem do veículo. Existem etiquetas que descrevem três modelos de pneus e uma descrição com referência de peso. Normalmente existem medições na modalidade “BAR” e “PSI” e em outra coluna a descrição dos pneus dianteiros e pneus traseiros.

Deve-se calibrar sempre com os pneus frios, pois se calibrar com os pneus quentes, assim que esfriarem, haverá divergência de calibragem, pois quando os pneus estão quentes as pressões tendem a aumentar. Deve-se efetuar a calibração a cada quinze dias e sempre antes que você for viajar e quando for viajar com mais passageiros, observe também a calibragem que deve ser aplicada nesse caso.

Porém, se não encontrar essa etiqueta, basta olha no manual do veículo, na página serviços e manutenções. E se não tiver nada disso, existe ainda a possibilidade de baixar o manual do carro pela internet, bastando procurar na seção de serviços e manutenção.

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Redação – Brasil do Trecho