Um dos cavalos mecânicos mais icônicos da história da Mercedes-Benz no Brasil.
Veja suas histórias e suas curiosidades
Em 1990 a Mercedes lançava um de seus maiores sucessos no transporte rodoviário de cargas brasileiro, o caminhão LS-1935, que substituiu o LS-1634 que já se encontrava com seus 20 anos. A MB vinha com uma linha completa de modelos LS.
Os novos cavalos mecânicos estreavam com uma cabine bem mais moderna e com componentes internos e externos totalmente novos, se tornando um ambiente bem mais confortável para o motorista, com uma boa cama de dois metros, isolamento termo acústico e poltronas anatômicas.
Esse modelos traziam como novidade também, a nova série dos motores 400 da MB. Tanto na versão de 5cc que era o OM449, quanto o 6cc OM447la de 12 litros, este último equipando o 1935 e 1941, sendo que o 1935 vinha com 158 kgfm de torque e 354 cv, caixa com 8 marchas simples e 8 reduzidas.
Outra característica do 1935 que o tornava muito robusto, era o consagrado eixo traseiro da Mercedes HL7, com cubos redutores e duas opções de relação.
Como principais concorrentes, enfrentava a Scania 112HW, substituída pela 113 em 1991 e também o Volvo NL12, lançado em 1989. No ano de 93 também entrou para a linha a versão 6×4 que focava o setor canavieiro, o LS-2635.
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Em meados de 1995 a MB lançava o freio motor top brake, como acessório em seus motores. Ao ser acionado o freio motor convencional, aproveita parte da força do tempo de compressão e toda a força do tempo de exaustão, ampliando sua eficácia ao aumentar a pressão acumulada no coletor de escape.
Algumas mudanças se seguiram no 1935, que inicialmente vinham com os chassis pintados na cor vermelha e passaram a receber os chassis na cor preto. Também tiveram a potência levemente aumentada de 354 cv para 360 cv, recebendo também uma nova transmissão ZF16s, modelo 1650.
A 1935 teve poucas séries especiais, bem raras. Uma delas foi a ntc star de 1994, que comemorava 30 anos da Associação Nacional de Empresas de Transporte Rodoviário de Carga e outra em 1995, a série 800 mil, que comemorava 800 mil veículos Mercedes fabricados no Brasil.
Esse cavalos mecânicos foram um grande sucesso da década de 90. Porém algumas mudanças na tendência de mercado de caminhões estavam ocorrendo naquela época, sendo elas o início da motorização eletrônica e ao mesmo tempo a tendência das novas cabines avançadas os “Cara Chatas”.
Então a MB recorreu a importação do modelo alemão de cabine 2038s. No entanto, não teve uma boa aceitação no mercado e tornou-se um dos caminhões mais raros da MB no Brasil. A clássica 1935, continuava seu legado junto aos demais caminhões modernos da época, mas que em pouco tempo acabaria culminando com seu fim.
No ano 98 era lançado o modelo LS-1938 eletrônico, mantendo a tradicional cabine semi avançada, com nova grade dianteira, faróis redondos, entre outros opcionais. Vinha equipado com motor 457la de 380 cv.
Uma nova versão foi lançada no ano seguinte, o 1938s, primeiro modelo pesado de cabine avançada no Brasil. Assim como outros caminhões da época o modelo 1935 teve uma sobrevida relativamente curta, pois lançada em 90 seria substituída em 98 e com sua produção encerrada, entra então para a história.
O modelo 1935 foi considerado por muitos como o melhor caminhão já fabricado pela Mercedes-Benz de todos os tempos. Confira o vídeo e todos os detalhes desse icônico modelo.
Redação – Brasil do Trecho
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