Entre os veículos bitrens, a carreta de sete eixos é a mais comum de se encontrar em terras brasileiras tendo importante papel desse tipo de veículo no país.
Tudo começou em meados da década de 80 quando os bitrens começaram seus testes no Brasil com modelos da Guerra S/A. Após esse período o veículo ganhou autorização para ser comercializado no país nos anos 90 e dominou as estradas no início do século XXI.
Outro modelo que fazia sucesso a um pouco mais de tempo era a carreta com eixos espaçados, mas perderam o pódio pelas dimensões e as proporções dos bitrens que conseguiam com apenas um eixo a mais levar aproximadamente 37 toneladas de carga líquida contendo PBT (Peso Bruto Total) de 57 toneladas.
Com o passar dos anos algumas atualizações do Contran mudaram a forma de tráfego e tração dos bitrens fazendo com que os veículos não tivessem tanto apelo comercial como antes.
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Em uma determinação do Contran de 2011, apenas cavalos traçados poderiam puxar as carretas bitrens 7 eixos mudando em muitas partes a configuração do veículo que já estava dando lugar para os nove eixos.
Em 2022 uma nova regulamentação sobre os bitrens dessa vez com a carreta 4 eixos e alteração de tração para os veículos foram feitas visando o tipo de serviço e a necessidade do profissional.
Veja esse e outros pontos da história da carreta bitrem acessando o vídeo abaixo divulgado pelo canal QRA volantão.
Redação – Brasil do Trecho
Redação – Brasil do Trecho
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