Porque os caminhões tanques são redondos?

Existe uma explicação logica pela qual os caminhões utilizam o tanque de maneira cilíndrica.

Porque os caminhões tanques são redondos
Foto: Reprodução / Internet

Já parou para imaginar qual é o motivo que os tanques são sempre cilíndricos ?

Os caminhões tem várias particularidades e muitas características em volta a eles não são meras coincidências. Alguns veículos precisam de características e formato de acordo com a carga que vai levar.

As carretas que transportam combustíveis tem uma particularidade diferente dos demais veículos de cargas.

O compartimento da mercadoria tem um formato redondo, você já deve ter observado isso, mas será se é por mera estética ou tem algum fundo científico nessa estrutura?

A escolha de um tanque arredondado se dá pela definição da teoria da superfície de uma região pontiaguda. A teoria se sustenta em que uma superfície de um local pontiagudo dificilmente se manterá eletrizado já que a carga elétrica irá escapar através dessa ponta.

Com os caminhões tanques levando produtos altamente inflamáveis e explosivos, um compartimento com pontas, como é o formato de um caminhão baú, iria gerar grandes chances de acontecer uma centelha que poderia causar uma explosão dentro do veículo.

As regiões planas deixam um campo elétrico muito menos intenso fazendo com que as cargas não se acumulem em pontas já que as extremidades são arredondadas.

Todas as características presentes evitam com que o líquido inflamável possa vir a explodir durante o seu transporte.

Redação – Brasil do Trecho