Realmente esse tipo de pneu está ficando mesmo escasso.
100% dos carros brasileiros não estão vindo mais com pneus aro 13 e sim a partir do aro 14
Uma situação que realmente está ocorrendo e que não estão sendo mais fabricados pelas montadoras os pneus aro 13. Até uns dos menores carros da atualidade, o Renault Kwid, vêm com aro 14 de fábrica.
Já foi o tempo em que as montadoras fabricavam seus modelos com aro 13, pois eram considerados mais baratos e o consumidor buscava por isso também naquela época. Para ter uma ideia, um pneu aro 13 custava quase metade do pneu aro 14.
Isso começou a mudar a partir de 2010, em que o modelo Gol da Volkswagen que era um dos “populares” mais conhecidos do Brasil, não vinha mais com rodas aro 13, eram rodas aro 14. Com o tempo as montadoras foram investindo em portes maiores de veículos e com isso os aros das rodas também foram evoluindo em tamanhos maiores.
Antigamente, os carros que não tinham direção hidráulica e muito menos elétrica, ficavam mais leves com o uso do pneu aro 13 e por isso eram bem consumidos, ou seja, havia uma boa procura, além do carro ficar mais econômico, porque tinha menos atrito para rodar, dentre vários outros fatores.
Ainda existe procura por esses tipos de pneus, pois modelos anteriores como, Fiat Uno, Ford Ka, Chevrolet Celta, Corsa hatch, Classic, Prisma mais antigo, Volkswagen Gol bolinha e geração III e muito mais, possuem o Aro 13.
Leia também:
- Veja quantas libras vai no pneu de um caminhão
- Pneu gastando por dentro, veja qual é o principal motivo.
O preço atual do pneu Aro 13 está muito próximo do valor do pneu Aro 14. Com isso aquelas ofertas antigas que custavam metade do preço do aro 14, praticamente não existe mais nos dias de hoje, inclusive confirmado por profissionais da área, como borracheiros, alegando que quando aparece rapidamente são vendidos.
Os principais fabricantes de pneus dizem que se a demanda for mantida, continuarão fabricando, porém com o tempo esses carros normalmente estarão envelhecendo e os pneus Aro 13 não serão mais fabricados em um futuro próximo.
Logo, a cada ano esses pneus estão ficando escassos e com certeza vai chegar um momento em que eles serão praticamente extintos.
Quais as alternativas?
Pesquisar na internet, buscar tamanhos similares sem alterar o tamanho do aro, aumentando o perfil do pneu e por último fazer o upgrade do aro de 13 para 14, uma vez que você pretende ficar com o carro por um bom tempo e face ao preço de um estar bem próximo do outro.
Redação – Brasil do Trecho