Caminhoneiro

Decisão da justiça proíbe caminhoneiros de dormirem em cabine sem leito

Empresas devem pagar hospedagem ao motorista

Na última semana uma liminar da justiça trouxe uma incógnita ao setor caminhoneiro em relação aos profissionais dormirem dentro de caminhões de cabine simples sem o mínimo conforto para o descanso.

O Ministério Público do Trabalho determinou que a empresa garantisse conforto e saúde para os seus funcionários que precisassem dormir durante a viagem, seja dentro do caminhão ou em algum hotel.

A decisão pontuou que era proibido que caminhoneiros ou ajudantes pernoita fossem em cabine simples sem leito e as empresas eram obrigadas a utilizar veículos com conforto e situação saudável para o sono ou pagar um valor em que os profissionais pudessem se hospedar em algum local de descanso.

A maioria dos caminhoneiros preferem dormir dentro da boleia do seu caminhão e quando trabalham para alguma transportadora é necessário que o veículo tenha no mínimo uma cabine leito para o descanso.

A repercussão em cima do assunto trouxe bastante reflexão para os caminhoneiros. Quem nunca precisou dormir dentro de uma cabine apertada sem ao menos poder esticar as pernas e na pior das hipóteses ainda com a presença do ajudante no local?

Essa é a realidade de muitos caminhoneiros do país e saber que a justiça está do lado dos profissionais gera uma grande esperança em um assunto tão falado ser tratado de maneira diferente pela justiça.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto