Hoje vamos falar de um dos caminhões mais amados da Scania onde teve papel importante não só porque caiu no gosto popular, mas também por fazer parte da construção da capital do país.
Não poderia ser outro veículo, um dos mais importantes e famosos caminhões da Scania é o L75, também conhecido como João de Barro ou Jacaré.
Ele foi o primeiro caminhão fabricado no país trazendo o conceito de veículo pesado para as terras brasileiras desde 1957 onde os primeiros exemplares contavam com o motor D 10 atingindo até 165 cavalos de potência.
O caminhão contava com câmbio manual, motor 6 cilindros, cabeçote de ferro 12 válvulas, 10,3 litros de cilindrada com bomba injetora. Graças a essas características se destacou e desbancou o mais famoso da época, os modelos fenemê.
Apesar de apenas 35% dos componentes serem nacionais, o restante inclusive o motor vinha da matriz da Scania na Suécia e apenas a partir de 1962 o veículo começou a ser fabricado 100% em unidade própria brasileira em São Bernardo do Campo (SP) que funciona até hoje.
O modelo deu tão certo que ao longo dos anos a empresa fez questão de aprimorar os sistemas investindo no veículo com novas tecnologias e melhorias.
Em 1963 foi lançado um substituto chamado L76 que continha 195 cavalos de potência, 2200 RPM de torque aprimorando a linha desses modelos.
Não parando por aí, no ano seguinte a Scania decidiu apresentar as linhas LS e LT que contavam com as primeiras cabines, leitos e caminhões trucados.
Veja isso e um pouco mais no vídeo abaixo divulgado pelo canal do YouTube rota de caminhões Jackson Araújo.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário