Muitos motoristas tem essa curiosidade e querem saber por que isso ocorre.
Rador Tavares, mecânico experiente, conta porque isso acontece
Uma situação que ocorre com muitos motores de caminhão e que faz o nível do óleo baixar consideravelmente, se refere aos desgastes dos anéis de vedação da cabeça do pistão, que acabam passando e desgastando a camisa.
Nesse caso só desmontando todo o motor, retificando todos os componentes, substituindo aqueles que estão danificados e remontando tudo de novo, não tem jeito. Esse é o motivo principal que faz o óleo do motor do caminhão baixar consideravelmente.
Leia também:
Em motores novos, baixar o nível a cada cinco mil quilômetros é normal, pois uma parte do óleo se queima com a combustão do motor. Já se o motor está chegando próximo dos 100 mil km, também é normal que baixe um pouco mais que o normal o nível do óleo, podendo até começar a aparecer uma fumaça branca saindo do cano de descarga.
O que não é normal é um motor novo queimar 1 litro de óleo a cada 1.000 ou 2.000 quilômetros, mas é sempre bom verificar que, se o nível está baixando, possa ser devido a algum tipo de vazamento do motor.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário