Caminhoneiro

Saiba porque motorista de caminhão tanque é proibido de dar carona

Uma situação corriqueira, porém protegida por protocolos e Lei, impede o caminhoneiro “tanqueiro” de dar caronas.

Em muitos outros casos, empresas controlam as paradas fora de pontos não determinados ou não planejados

Uma situação constrangedora que pode ocorrer no dia a dia, são os pedidos de carona de pessoas conhecidas, pois o veículo conduzido pelo caminhoneiro trata-se de um caminhão tanque. Mas e agora, o que deve ser feito nesses casos?

Os caminhões tanques que transportam combustíveis, gás, inflamável ou produto perigoso, possuem regras e características que não podem ser quebradas. 

Para que isso ocorra normalmente, devem ser utilizados EPIs, que são roupas anti-chamas, óculos de proteção, botas especiais e fechadas, capacete de proteção etc. Além do uso dos equipamentos de proteção é necessário que a pessoa tenha curso de MOPP – Movimentação de Produtos Perigosos, mesmo sendo carona.

Video: Caminhão Para Iniciantes com o Roch

Quem é motorista e fez o curso de Mopp regulamentado pelo Detran, consegue inserir essa observação na CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Esse curso dura em média 50h fazendo a primeira vez. Fazendo a segunda vez, a renovação ou atualização vai precisar de 20h. Hoje já é possível fazer esse curso de forma virtual, bem mais fácil.

Uma terceira situação que ocorre obrigatoriamente é que a empresa em que você atua, deve autorizar a carona, devendo seguir todos os critérios acima de segurança e além disso conter uma autorização expressa, ou seja, somente pessoas habilitadas e autorizadas por escrito, podem estar junto ao motorista de cargas perigosas.

Na interpretação do CTB – Código de Trânsito Brasileiro raramente você verá um motorista de tanque transportando alguma pessoa como carona. Se você fizer isso, ficará sujeito a uma multa de R$ 1.000 e ainda terá a perda de pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação e poderá ainda ser advertido ou suspenso por sua empresa e até mesmo desligado.

E se for um companheiro da mesma empresa, por exemplo, outro motorista ou outra situação de emergência, pode-se salvar uma vida dando carona em um caminhão tanque de cargas perigosas? 

Sim, mas continuará correndo o risco de levar uma multa, porém tratando-se de uma vida, ficará a critério do caminhoneiro. Fica sempre valendo a LEI do CTB, ou seja, é proibido tanqueiro dar carona, a menos que ele seja habilitado, autorizado e ainda ter que estar com todos os EPIs adequados.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

18 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

18 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

18 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

19 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

19 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

19 horas atrás