As tabelas são obrigatórias para a contratação de fretes, elaboradas conforme as peculiaridades das cargas, que estão divididas pela ANTT em: neogranel, frigorificada, carga geral, a granel e perigosa.
Primeiramente é preciso verificar qual o tipo de carga que será transportada, quantos km serão rodados e a quantidade de eixo do caminhão.
Com essas informações em mão, bastava seguir o exemplo abaixo:
Digamos que o tipo de carga será uma carga de móveis (carga geral); seu caminhão tem 3 eixos e a distância do ponto de origem ao destino será de 431 km.
Pela tabela, você deverá multiplicar (o valor em R$ que estar na tabela referente a quantidade de eixo pela quilometragem que irá percorrer), veja:
O mercado livre oferece quatro opções de envio dos produtos, o vendedor ou lojista pode optar por: enviar pelo Mercado Envios; Mercado Envios FULL.; envio por conta do vendedor, ou, entrega pessoal.
A modalidade mais utilizada é o Mercado de envios, sendo uma parceria entre o Mercado Livre e o Correios a fim de agilizar o cálculo do frete, muito importante procurar frete de retorno. A tabela de preço do mercado livre tem uma série de variáveis como a região do envio, o preço do produto, o peso, etc. Veja a tabela abaixo com os preços do envio para as regiões sul e sudeste:
É fundamental que qualquer pessoa ou empresa que trabalhe com entregas, entenda como funciona o cálculo do frete para não sair no prejuízo e também poder cobrar um preço justo pela entrega do produto, assim, fidelizar clientes.
Outra opção que pode ajuda bastante os caminhoneiros é o adiantamento de frete, aprenda como agir nesse momento para que não haja imprevistos.
É possível cobrar o frete do cliente pelos seguintes meios:
Nessa modalidade de frete, a empresa deve se planejar para poder dar conta do recado. Vale ressaltar, que não é todo produto que garante o frete grátis, o frete por conta da empresa é interessante oferecer para os produtos com uma boa margem de lucro, para que a empresa não perca lucro.
Essa pode ser uma boa tática para aumentar o seu ticket médio, pois incentiva o consumidor a comprar mais mercadorias para aproveitar o valor do frete.
Nesse modelo de negócio o valor do frete para o cliente é calculado com base no valor da compra. Tem produtos que possuem uma margem de lucro tão boa que compensa dar um desconto na taxa de entrega para o cliente.
Tem consumidores que preferem pagar mais pelo frete só para ter a mercadoria o mais rápido possível em sua casa. Se bem planejada, esse tipo de frete pode ser bom para o lojista que não precisa arcar com os custos da entrega.
Faça um levantamento de todos os gastos relacionados ao serviço de entrega, como salário e benefícios do motorista, combustível, IPVA do veículo, seguro e custo de manutenção.
Tudo vai depender da demanda por entrega, mas de qualquer forma deve-se atentar aos critérios como peso da encomenda, distância percorrida, quantidade de itens e dimensão do pacote. A contratação de motoboys terceirizados pode ser uma boa opção.
Considere todo o custo da entrega e estipule um valor para o quilômetro rodado. Feito isso, multiplique este valor pela distância a ser percorrida para fazer a entrega.
Os Correios consideram os seguintes fatores para definir o valor do frete: dimensões do pacote, distâncias da entrega e peso. O fator de cubagem estabelecido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo é 6.000. Veja a fórmula utilizada pelos Correios:
Cumprimento do pacote X largura do pacote X altura do pacote/ 6000.
Após isso, compara-se o peso cúbico com o peso físico do pacote e utiliza-se o maior para calcular o valor do frete para o cliente.
EXEMPLO: supondo que a embalagem do produto tenha 25 cm de altura, 45 de largura e 95 de cumprimento, fica assim:
Digamos que o peso do pacote seja 18,8 kg; o valor do frete será cobrado em cima desse peso.
Segundo o Índice de Frete Repom, o preço médio do frete por km rodado ficou em R$ 7,87 no terceiro trimestre de 2022.
O índice de Frete Repom, é um índice de preço médio do frete que fez o levantamento com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio.
Tanto a lei do frete mínimo quanto a tabela da ANTT foram motivadas pelo aumento constante do diesel. A lei 13.103, criada na época da greve de 2018, estabelece que a tabela de frete deve ser atualizada duas vezes por ano e deve-se levar em contas tudo quanto é custo do caminhão.
Ela também prevê que se o
diesel subir ou cair 10%, seria um gatilho para novos cálculos. No entanto, o
diesel chegou a subir 9% de uma vez só de 2021 para cá, foi criada uma medida
provisória para baixar o gatilho de 10% para 5% do valor do diesel na bomba, a
A tabela deve ser atualizada.
São vários os componentes de uma tabela de frete, custos fixos, custos variáveis, tipo de carga, distância percorrida, quantidade de eixo, etc. Com tantas variáveis o caminhoneiro autônomo fica perdido na hora de calcular o valor do frete. Na tentativa de solucionar esse problema, a ANTT disponibiliza em seu site uma calculadora feita especialmente para isso. No site Tabelas de Frete, também há um simulador da tabela de pisos mínimos vigente – Válida a partir de 4 de outubro de 2022.
Nela você consegue simular o valor do frete com base na tabela de piso mínimo da ANTT. Para tanto, basta preencher as informações referentes ao tipo de transporte, tipo de carga, número de eixos e qual será a distância do transporte, pronto! Você terá o valor a ser cobrado pelo frete considerando as informações preenchidas na tabela.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário