Encontrar um banheiro em boas condições de uso é um baita desafio para os caminhoneiros. Um vídeo que circula pela internet mostra um caminhoneiro que precisou retirar 4 sapos que estavam debaixo do chuveiro em um banheiro de posto de combustível.
O vídeo foi publicado pelo canal Wanderson Vídeos Trcuck, mostra um caminhoneiro decepcionado com as condições precárias do banheiro. O único banheiro com chuveiro tem 4 sapos enormes, além das paredes e chão encardidos.
O caminhoneiro lamenta as péssimas condições do banheiro ao dizer: “eu tinha o sonho de ser caminhoneiro, chegar à noite, parar e tomar um banho, mas você chega no único banheiro que tem e olha as condições”.
Sem alternativas, o caminhoneiro pega os sapos com a mão e retira um por um do banheiro.
Para os caminhoneiros entrevistados pelo programa Pé na Estrada, as condições dos banheiros estão precárias. A maioria deles sujos, com papel jogado ao chão, descargas que não funcionam, sem água para lavar as mãos, etc.
Segundo o infectologista, João Prates, doenças como febre tifóide, cólera e salmonella são transmitidas por ambientes como esses. Além das bactérias e vírus que causam diarréias e podem ser transmitidos para outras pessoas que entrarem em contato com o caminhoneiro infectado.
Oferecer um banheiro limpo e em boas condições para o uso do caminhoneiro é uma obrigação, seja nos postos de combustíveis, nas estradas ou nos embarcadores e até na empresa de destino da carga.
A Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da portaria ME n.º 1343, de 2 de dezembro de 2019 https://www.gov.br/pt-br , estabeleceu as condições mínimas de segurança sanitárias e de conforto nos locais de espera, de repouso e de descanso dos motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e de cargas.
Muitos colegas de profissão e gerentes de estabelecimentos, alegam haver caminhoneiros que não mantém os banheiros limpos. Tem motorista que pega a chave do banheiro no posto de combustível, por exemplo, e não devolve, segundo o gerente entrevistado pelo programa Pé na Estrada.
Ele argumenta haver caminhoneiros que não querem entregar um documento ou a chave do caminhão como forma de manter o controle de quem acessa o banheiro. Para ele os estabelecimentos têm que fazer a sua parte, mas os profissionais do trecho também.
Lembrando que recentemente postamos no blog um post falando sobre os direitos do caminhoneiro, que inclusive trata sobre os locais de descanso que devem ser direcionados pela empresa ao caminhoneiro. Se quiser ficar por dentro dos seus direitos é só acessar a matéria clicando no link abaixo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário