Como agregar um caminhão em um transportadora

O agregamento de caminhões pode ser uma boa opção para os caminhoneiros que não tem serviços garantidos com frequência.

Caminhões em estacionamento. Foto: Reprodução da internet

O agregamento de caminhões pode ser uma boa opção para os caminhoneiros que não tem serviços garantidos com frequência. Nesse post iremos tratar de todas as questões que envolvem esse modelo de negócio.

O que é o agregamento de caminhão?

O agregamento de caminhão não é um vínculo empregatício do motorista autônomo com a empresa. Agregar caminhão é nada mais, nada menos, do que um motorista autônomo ou um pequeno empreendedor que possui um ou mais caminhão e emprega esse caminhão no exercício da função fixo de uma determinada empresa.

A empresa firma um contrato com o dono do caminhão especificando as atividades do autônomo do caminhão e as obrigações do empregador em relação aos fretes, entregas e demandas, algumas empresas não autorizam que o caminhoneiro viaje com a família.

Quais são as qualificações de documentação necessárias para o agregamento do caminhão?

O dono do caminhão precisa ter um caminhão e em mão os seguintes documentos:

  • Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) da ANTT;
  • CNH;
  • CPF;
  • RG;
  • Conta bancária para os depósitos dos fretes;
  • Comprovante de residência em seu nome.

Seguro de cargas para o transporte no Mercosul: qual a sua importância?

O seguro internacional cobre os eventuais danos ou perdas da carga além da fronteira brasileira e um seguro auto para o caminhão, dessa maneira é de extrema importância ter conhecimento de quando vale apena ter uma proteção.

Imagine que uma empresa ou agregado contrate um seguro internacional, eles terão direito a uma indenização se ocorre algum fator relacionado a integridade da mercadoria. O seguro pode cobrir os fretes, imposto e outras despesas, seja em operação da carga no Brasil ou fora dele. Essa é a vantagem do seguro de cargas no Mercosul.

Qual a diferença entre logistic Inbound e Outbound?

Logística inbound é a logística de entrada responsável pelo fluxo de mercadorias de uma empresa. Do recebimento de matéria-prima a movimentação do produto pelos setores internos, é de responsabilidade da ligistic inboud.

Já a logística outbond é a logística de saída. Desde a saída da mercadoria até chegar ao consumidor final, é de responsabilidade da logístic outbound.

Cinco dicas para resolver os gargalos na logística

1º dica: capacitação dos colaboradores

É importante que o agregado e a empresa pensem em treinamentos e desenvolvimento contínuos para toda a equipe envolvida no transporte. Pois ele precisa de manuseios corretos das cargas.

2º dica: Amenize o excesso de burocracia

Por vezes a empresa e o motorista autônomo se deparam com excesso de burocracia na lista de documentos exigidos na hora de fazer o transporte de mercadoria para os países do Mercosul. Daí a importância de treinar os motoristas a fim de que a carga não fique presa por falta de informação e a empresa também deve disponibilizar toda a documentação necessária.

3º dica: Controle correto do estoque                                

A empresa e o agrado devem se organizar para não faltar insumos que atrasam as entregas, se não for feito corretamente, o controle de estoque pode se tornar um gargalo e prejudicar o negócio do autônomo com a empresa no agregar caminhão, para isso a compra do caminhão tem que ser certa.

4º Qualidade e segurança das estradas

Esse é outro gargalo que pode prejudicar a parceria da empresa com o profissional autônomo dono do caminhão. Mas na maioria foge da alça da empresa e do motorista, pois não há muito o que fazer para evitar o roubo de carga e os atrasos nas entregas de mercadorias por conta das péssimas condições das estradas.

5º dica: As grandes distâncias entre os locais e entrega

Às vezes, para que o negócio funcione, a empresa transportadora precisa dispor de mais de um modal para entregar as mercadorias dentro do prazo. Nos trechos mais curtos ou sem perigo de estragar a mercadoria, o transporte pode ser feito com o caminhão agregado, mas nos percursos com milhares de quilômetros é mais viável o transporte viário, ferroviário ou marítimo.

Transporte internacional no Mercosul: entenda como funciona

Para que um caminhão possa operar no Transporte rodoviário Internacional de Cargas é preciso ter a Licença Originária no Brasil e a Licença Complementar no país de destino.

A ANTT e o decreto 99.704/90 é quem regulamenta o Transporte Internacional Terrestre com o Mercosul. O tratado permite que o profissional do transporte de carga transite com o caminhão nos países que fazem parte do acordo, levando insumos para os países que integram o bloco.

O profissional autônomo pode se beneficiar com o Transporte Internacional ao firmar negócio com uma transportadora e agregar caminhão.

Cinco dicas para melhorar a logística de sua empresa

AO agregar caminhão para uma empresa, o agregado, com a empresa podem trabalhar as seguintes dicas para melhorar a logística de transporte:

1º Monitore o estoque

O excesso ou escassez pode prejudicar o negócio da empresa com o agregado do caminhão, sendo importante analisar os números para ver se o estoque vai atender a demanda necessária por certo período.

2º Estabeleça uma comunicação fácil com o motorista

Ter um canal de comunicação eficiente, é fundamental para que a empresa e a pessoa que agregar caminhão, possa acompanhar as entregas, controlar as despesas e os possíveis imprevistos nas viagens.

3º Invista em soluções digitais

Investir em programas de automação contribui para o bom andamento do negócio em vários aspectos como: aumento da produtividade, melhora a qualidade do serviço, reduz os custos, agiliza a tomada de decisão, etc.

4º Junte- se a parceiro inovadores e eficientes

Quando a empresa for procurar alguém para agregar caminhão a sua frota, busque o parceiro que demonstre um potencial inovador e que traga ideias para contribuir com o crescimento do negócio.

5º Otimize o planejamento de rotas

 É interessante que a empresa e o parceiro que agregar caminhão, estabeleça quais rotas são mais curtas para o caminhão passar. Pesquise aquelas com menos pedágios, menos tráfego de veículos e melhores condições da pista, dessa maneira, você terá um resultado de lucro positivo com o seu caminhão.

Transporte de cargas perigosas: tudo o que você precisa saber

Ao agregar caminhão, tanto a empresa quanto o agregado deve estar ciente das implicações do transporte de cargas perigosas, caso queiram trabalhar com esse segmento. Veja os pontos que devem ser observados

  • O que são os produtos considerados perigosos;
  • Quais os cuidados necessários no transporte;
  • Utilização de embalagem adequada;
  • Uso dos equipamentos de proteção individual;
  • Qual a documentação necessária para esse tipo de transporte;
  • Treinamento da equipe;
  • Conhecer a classificação dos produtos perigosos.

Cinco vantagens de agregar o caminhão em uma empresa

Veja a 5 vantagens que agregar caminhão a uma empresa oferece:

1º Mais liberdade

Ao agregar caminhão para uma empresa, o proprietário do caminhão se torna seu próprio patrão.

O agregado tem mais liberdade para realizar outros serviços, mas a dica é: aceite apenas os serviços que você conseguirá cumprir, pois algumas empresas exigirão projetos com horário combinado.

2º Apoio da transportadora

Com a parceria entre o caminhoneiro e a empresa, o profissional tem liberdade para utilizar os equipamentos e ferramentas da transportadora disponibilizados para os caminhões da empresa.

3º Previsibilidade de carga e receita recorrente

O caminhoneiro pode ter uma previsibilidade de receita devido ao fato de muitas empresas criarem rotas e rotinas para otimizar o trabalho do profissional agregado.

4º Livre da concorrência desleal

Com o caminhão agregado, as chances de o caminhoneiro ficar para em pontos estratégicos em busca de um frete é muito menor.

5º Reconhecimento e reputação

Com a realização de serviços regulares, o motorista tem um relacionamento com a empresa. Isso ajuda ele a construir uma boa reputação e fazer contatos no mercado.

Transporte LTL e FTL: tudo o que você precisa saber

Se a empresa tem carga suficiente para preencher a capacidade total de um caminhão, ele precisa do transporte LTL. Nessa modalidade é possível agrupar muitas mercadorias em um mesmo caminhão, gerando um maior custo-benefício. Além disso, os seus respectivos responsáveis não irão arcar com o preço total do transporte, mas dividir os custos entre si.

Já o tipo de transporte FTL é mais indicado para o transporte de mercadorias mais delicadas que exigem condições especiais de transporte. Nele a carga é transportada sem preencher totalmente o caminhão.

Frete CIF e frete FOB: diferenciais e vantagens

Free On Board é a modalidade de frete que isenta o vendedor de responsabilidade no processo de entrega da mercadoria. No modelo FOB, a escolha da transportadora é feita pelo comprador, que assume todas as despesas recorrentes do processo de entrega da mercadoria.

No modelo CIF – Cost Insurance and Freight, as despesas com a transferência da mercadoria e as perdas ou avarias são de responsabilidade do vendedor.

Entre os dois, o FOB é o mais vantajoso para os dois lados. O comprador pode comprar produtos com melhor custo benefício e ganha autonomia para escolher a transportadora que melhor atende sua demanda.

Já o vendedor fica livre das responsabilidades com todo o processo de entrega da mercadoria, encerrando o seu trabalho na venda.

O que as transportadoras costumam exigir para agregar caminhão?

Além da documentação mencionada acima, as transportadoras também exigem:

  • Caminhão com menos de 10 anos;
  • Motoristas com idade entre 25 e 45 anos;
  • Rastreador no caminhão;
  • Seguro do caminhão;
  • Aprovação das gerenciadoras de risco;
  • Cursos e certificações na área.

Os caminhões devem estar dentro da lei e sem acessórios proibidos, muitas transportadoras negam agregar veículos fora da legislação.

Veículo em bom estado, seguro e rastreador, aprovação das gerenciadoras de risco

Veículo em bom estado

Os veículos com menos de 10 anos de uso exigem menos manutenção, favorecendo a pontualidade na entrega e a diminuição do risco de acidentes.

Seguro e rastreador

Com o seguro do caminhão as transportadoras podem resolver o problema em caso de roubo ou acidente, mais rápido. O rastreador garante o seguro da carga.

Aprovação das gerenciadoras de risco

Com a gerenciadora de risco, a empresa que pretende agregar o caminhão, pode obter informações sobre a situação fiscal do motorista, se há envolvimento em processos criminais e civil, restrição em órgão de crédito, etc.

Cursos e certificado

Algumas empresas exigem cursos como:

  • Direção econômica;
  • TAC;
  • Direção defensiva;
  • Economia de pneus
  • Transporte de cargas indivisíveis.

Redação – Brasil do Trecho