Antes de se estabelecer um valor para o frete, algumas variáveis devem ser consideradas:
O frete peso é uma relação entre o peso bruto e o peso cubado do objeto, ou seja, o volume ocupado.
Para calcular o peso, considera-se que 1 metro cúbico equivale a 300kg. Basta calcular da seguinte forma:
Comprimento X Largura X Altura X fator de cubagem.
Compare o peso total do produto com o peso cubado, escolhendo o valor maior entre os dois para definir o frete. A medida permite equilibrar a carga e evita lotar o veículo com cargas muito volumosas, leves ou muito pequenas e pesadas.
O valor do frete deve ser considerado com base no preço do produto na Nota Fiscal. É preciso considerar o valor do seguro e se o produto exige algum cuidado especial no transporte, aprenda também o que é o adiantamento do frete.
A distância percorrida é medida com base na quantidade de quilômetros entre o ponto de origem e o destino do frete. Tem que calcular o preço do frete com as despesas adicionais como combustível, manutenção do veículo e o salário do motorista.
Característica do destinatário: tem que ver com as características do local de entrega do produto, pois se for um local de alta periculosidade, será preciso aumentar o valor do frete, por conta da modalidade do seguro que será contratado.
Modal de transporte: cada região do Brasil tem especificidade que demanda um modal de transporte ou até mesmo modais de transporte no processo de entrega. Na região sudeste, por exemplo, em alguns trechos a entrega deve ser feita com o transporte ferroviário. A região norte tem trechos que a entrega só é possível pelo modal marítimo.
Característica da carga: Nesse sentido, aspectos como lotação, peso, distância e fracionamento da carga devem ser considerados.
No que diz respeito às taxas específicas, os seguintes pontos precisam ser considerados:
Sobre o gerenciamento de risco, é um valor cobrado para suprir os custos de prevenção de riscos como estratégias para prevenir os furtos e roubos da carga.
Os tributos envolvidos no custo do frete são o ICMS ou ISS, por isso, muito importante calcular pela tabela de frete. O primeiro é o imposto cobrado sobre a circulação de mercadorias entre os estados, já o segundo imposto é a taxação da circulação de mercadorias entre municípios.
Falando sobre o pedágio, a responsabilidade do vale – pedágio é da fornecedora, exceto para cargas fracionadas, que o valor total é dividido pelos clientes.
Em relação à cubagem, calcular o peso cúbico é importante para entender a relação entre peso e volume do pacote.
Entender o peso cúbico dos produtos transportados permite uma cobrança mais justa pelo frete. O produto leve, mas com alto volume, ocupa mais espaço no veículo do transporte, impedindo que mais mercadorias sejam adicionadas.
Assim, quando a área ocupada está acima do peso da mercadoria, acrescenta-se ele no cálculo, a fim de não prejudicar os lucros do seu e-commerce
São 2 os tipos de frete, o CIF e o FOB.
O CIF é o modelo de frete em que a empresa ou loja se responsabiliza pelo pagamento e pela gestão de riscos dos envios. Qualquer custo como danificação do produto ou taxas adicionais antes da entrega do produto, é obrigação do fornecedor cobrir esses custos.
Já no modelo FOB toda a responsabilidade durante o processo de entrega, é do comprador, inclusive o pagamento do frete e o seguro da mercadoria.
O frete é calculado com base na tabela de preço mínimo que é atualizada anualmente pela ANTT. Acompanhe as principais mudanças da tabela:
Entre as vantagens de usar a calculadora de frete estão:
Se tratando de e-commerce, o frete faz muita diferença nos lucros de uma empresa. O seu e-commerce pode perder clientes para a concorrência se o preço do frete for caro demais, fazendo com que seu lucro seja reduzido com a perda de clientes.
Uma das soluções é fechar contratos com transportadoras e com os correios, a fim de conseguir descontos para não perder clientes e nem o lucro do seu e-commerce com os altos custos da entrega.
Uma das formas para otimizar o frete de sua transportadora é trabalhar com plataformas de cotação de frete. Com elas é possível fazer o serviço fluir e os preços dos fretes ficam mais atrativos.
As transportadoras podem ter uma noção maior do perfil de clientes procurando seus serviços e assim pode oferecer envios com o menor tempo.
Se você tem um e-commerce e que entregar seus produtos para os clientes via correios, mas quer calcular o frete antes, basta usar a calculadora de preços e prazos, indicando o CEP de origem e destino, peso, formato e medidas do pacote, bem como o tipo de serviço que você deseja usar como: Sedex, PAC, Carta registrada, etc.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário