É nada mais do que o depósito com antecedência dos valores referente ao frete para o motorista, a fim de coibir as práticas abusivas que ocorriam no antigo modelo de carta-frete.
Fatores como:
Em relação à cubagem, calcular o peso cúbico é importante para entender a relação entre peso e volume do pacote.
Peso é uma relação entre o peso bruto e o peso cubado do objeto, ou seja, o volume ocupado.
Para calcular o peso, considera-se que 1 metro cúbico equivale a 300 kg. Basta calcular da seguinte forma:
Comprimento X Largura X Altura X fator de cubagem.
Compare o peso total do produto com o peso cubado, escolhendo o valor maior entre os dois para definir o tipo de frete. A medida permite equilibrar a carga e evita lotar o veículo com cargas muito volumosas, leves ou muito pequenas e pesadas.
A distância percorrida é medida com base na quantidade de quilômetros entre o ponto de origem e o destino do frete. Tem que calcular o preço do frete com as despesas adicionais como combustível, manutenção do veículo e o salário do motorista. Quanto maior a distância, mais elevado será os custos com as despesas do percurso.
O valor dos produtos que constam na Nota Fiscal, deve entrar na conta do frete, pois quanto mais alto forem os valores da mercadoria transportada, mais caro será o frete. Basta pensar que os custos com seguro e os riscos do transporte aumentam.
O transporte com necessidade de urgência deve ser cobrada uma taxa mais alta pelo frete, pois as entregas com uma necessidade de urgência são feitas fora do horário comercial. Muitas vezes o transporte é feito sem a carga completa, somando custos extras na conta do frete.
Aspectos como lotação, peso, distância e fracionamento da carga devem ser considerados. Além disso, mercadorias frágeis que necessitam de cuidados especiais para o transporte e produtos perecíveis, exigem da empresa seguranças e cuidados especiais que influenciam no valor do frete.
Os tributos envolvidos no custo do frete são o ICMS ou ISS. O primeiro é o imposto cobrado sobre a circulação de mercadorias entre os estados, já o segundo imposto é a taxação da circulação de mercadorias entre municípios.
Falando sobre o pedágio, a responsabilidade do vale – pedágio é da fornecedora, exceto para cargas fracionadas, que o valor total é dividido pelos clientes.
Além disso, outros custos, como taxas de coletas e entregas, taxas de restrição de trânsitos e taxas de gerenciamento de riscos, entram para a conta do valor final do frete.
Os caminhoneiros autônomos têm a sua disposição a tabela de preços mínimos estabelecidos pela ANTT. Com ela o caminhoneiro consegue calcular todas as variáveis do frete e assim cobrar um preço justo pelo transporte.
Para receber o valor do frete foi criada uma resolução em 2011 que determina os pagamentos de frete rodoviário para os transportadores autônomos devem ser feitos apenas por meio de depósito em conta bancária, desde que o caminhoneiro seja o dono da conta com o registro RNTRC, ou pelo sistema de pagamentos eletrônicos regulamentado pela ANTT, muito importante procurar frete de retorno.
O caminhoneiro autônomo pode realizar um empréstimo de antecipação do frete utilizando o MDF – e como garantia. O MDF – e, é o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais. Ele tem validade jurídica e todas as informações do frete estão contidas nele. Toda carga deve ser registrada nele.
No entanto, as empresas de transporte de cargas que contratam o serviço do caminhoneiro autônomo precisam estar credenciadas às instituições financeiras, como a caixa, por exemplo. Essas instituições estabeleceram um limite de cada operação e após habilitação dos contratantes, o caminhoneiro pode realizar o processo de solicitação do empréstimo via APP de bancos, como aplicativo da caixa, ou por internet banking.
A taxa de juros mínima é de 1,79% ao mês no Banco do Brasil é de 1,99% ao mês na caixa. A Linha de crédito para antecipação de frete pode financiar 100% do valor a ser recebido pelo caminhoneiro com prazo máximo de 120 dias.
Empresa e embarcadora devem pagar uma tarifa para a celebração do convênio com os bancos. Mas para o motorista autônomo, nenhuma taxa, além dos juros, é cobrada.
Para conseguir um frete lucrativo, se atente aso seguintes pontos:
Já diz o ditado: “melhor prevenir do que remediar”. As manutenções preventivas, além de prevenir problemas mecânicos com o veículo na estrada, diminui os custos com reparos, evitando os atrasos nas entregas e a insatisfação do cliente.
Em aplicativos com Fretebras, Quero frete e TruckPad, é possível encontrar a empresa que estar em busca de um motorista profissional para fazer suas entregas.
É interessante que o motorista não se limite a alguns tipos de carga para fazer o frete. Realmente há cargas que exigem mais cuidados, mas são as que tem um frete vantajoso. Há também as chamadas cargas soltas como tambores, engradados e caixa de papelão que podem render bons fretes calculando pela tabela de frete.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário