Ao fechar o valor de um frete, o caminhoneiro deve ter em mente todos os gastos com o transporte, + o seu lucro, que deve compensar os sacrifícios que exigem o serviço com seu caminhão, deve considerar também a tabela de frete que estipula um preço mínimo para o frete.
Porque as cargas ruins requerem que o caminhoneiro se desdobre mais para pegar mais fretes, isso implica cumprir prazos bastantes apertados, prejudicando a sua saúde e o seu descanso.
Nenhum caminhoneiro ou transportadora quer pegar um frete que sequer consegue cobrir os custos da viagem, ou até cobre os custos, mas o que sobra é um valor tão irrisório que nem compensa todo o esforço e os riscos da viagem. Por isso, é importante procurar os melhores fretes.
Primeiramente é preciso buscar uma transportadora que terceirize a frota. Após isso faça o seguinte:
Geralmente as transportadoras, dispõem de uma equipe dedicada a conseguir que os caminhoneiros achem a empresa e façam contratos de prestação de serviços. Muitas transportadoras não contam com uma frota exclusiva de caminhão porque dá muita dor de cabeça com manutenção e outras coisas mais.
Nessa perspectiva, muitas transportadoras buscam por caminhoneiro autônomo para fazer seus fretes e cargas.
Mas fique atento! Não aceite prazos malucos e negocie bem os valores do frete.
Planeje bem o seu frete para que sempre que possível consiga um novo frete de volta. Se não conseguir um frete de volta, o caminhoneiro deve incluir no valor do frete o custo da volta, aprenda também o que é o adiantamento do frete.
Algumas cargas exigem qualificação do caminhoneiro para o transporte, mas são as mais lucrativas. As cargas frias são um exemplo, apesar de ser trabalhosa e precise de investimento, a concorrência para esse tipo de frete é menor e o cuidado com a carga permite a cobrança de valores mais altos.
Existem aplicativos que ajudam a colocar o caminhoneiro em contato com empresas ou pessoas que precisam dos seus serviços. Além disso, o caminhoneiro pode ter acesso aos estabelecimentos comerciais que possam ter interesse nos serviços de frete.
As cargas tidas como mais lucrativas são:
Diferentemente dos aplicativos que auxiliam o caminhoneiro a encontrar fretes lucrativos, o agenciador cobra muito caro pelo serviço. Ele chega a embolsar até 30% do valor do frete e o alcance dele é menor que o dos apps.
Veja outros fretes que podem trazer um bom retorno:
O transporte de animais vivos, em caminhão, é bem lucrativo. Por ser um tipo de carga específica em que são transportados bois, cavalos, porcos, etc. é necessário um caminhão específico e cuidados com os animais durante o trajeto.
As cargas frigoríficas são os transportes congelados, como carnes, aves, frutos-do-mar e alimentos congelados. Há uma grande demanda por este tipo de frete no mercado e requer caminhão específico também, geralmente o valor pago nesse segmento de carga é de 30 a 50% a mais que as cargas secas.
Dessa maneira, é muito importante calcular o frete pela tabela para que não final da viagem você não tenha surpresas.
Já as cargas de grande porte, que permitem a transferência de grandes peças e estruturas com dimensões acima do permitido pelo CTB, exigem cuidados especiais no transporte. São exemplos:
O peso da carga influencia no consumo de combustível e no nível de desgaste do caminhão. Outro fator é o espaço preenchido na carroceria que causa bastante impacto no total, assim, faça o seguinte cálculo: volume do item, metros quadrados X a quantidade, em unidade X o fator de cubagem, em K/metros quadrados.
Fatores como: distância, combustível, pedágios, alimentação, pernoites e os riscos do trajeto devem ser pensados antes de fechar negócio.
E por último, e não menos importante, adote hábitos de economia. Manutenção preventiva, direção defensiva e planejamento da viagem ajudam a diminuir o consumo de combustível.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário