Veja como são feitas as pontes na água

Muitas pessoas se questionam, afinal como as pontes são feitas sobre à água? Provavelmente, você já passou por alguma em determinado trajeto.

Foto: nicolesegers

Muitas pessoas se questionam, afinal como as pontes são feitas sobre à água? Provavelmente, você já passou por alguma em determinado trajeto. É comum avistarmos pontes sobre os rios e até mesmo no mar. Nesse artigo, vamos te explicar um pouco sobre a estruturação desses projetos:

Existem dois tipos básicos de alicerce 

Tubulões 

Esse primeiro alicerce é composto por tubos de metal, que podem medir até 3m de diâmetro. A ponta do tubo é fincada no fundo do mar ou rio e um sistema de ar comprimido é o responsável por manter o interior do tubo seco! Desse modo, é possível escavar a base para que a mesma se assente ao tubo. Com o avanço da escavação, o tubo vai adentrando cada vez mais o solo e assim a base é alargada afim de sustentar o alicerce. 

Por fim, o tubulão é preenchido com concreto e sobre ele é construído um bloco, que também é composto por concreto. Ambos servirão de base para a sustentação da ponte! 

Caixões 

São grandes estruturas compostas por aço ou concreto armado. O terreno é escavado e os pilares edificados, assim como se faz com os tubulões. A maioria dessas pontes são feitas próximo dos continentes, com a profundidade da água variando até 50 m! 

E você, já imaginava como as pontes eram construídas? Não parece tão simples, quanto parece! Não é mesmo? Deixe seu comentário. Para mais curiosidades como essa, acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho.