Caminhão tanque carregado com diesel tomba na BR -364

O tombamento do caminhão tanque, modelo Mercedes-Benz de cor branca, foi por volta das 8h da manhã de ontem (6). O veículo transportava diesel quando tombou na BR -364, em Cuiabá.

Caminhão tombando pegando fogo. Foto: Divulgação PRF

Com o acidente, a pista sentido norte, de Cuiabá para Rondonópolis, ficou interditada, mas já foi liberada.

O tombamento do caminhão tanque, modelo Mercedes-Benz de cor branca, foi por volta das 8h da manhã de ontem (6). O veículo transportava diesel quando tombou na BR -364, em Cuiabá.

Segundo informações da PRF, o último vagão teria desengatado e ficou em chamas após o incidente; o cavalo mecânico e o primeiro vagão não pegaram fogo. Tanto o caminhoneiro quanto o carona foram socorridos e encaminhados ao hospital municipal de Cuiabá; não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde deles.

Durante o período de combate às chamas e de remoção do caminhão, o trânsito precisou ser bloqueado no km 343, liberado por volta das 14 h de ontem (6); ainda não há informações sobre a dinâmica do acidente.

O que leva ao tombamento de um caminhão tanque?

Sabemos que nenhum motorista quer tombar um caminhão, mas se o profissional se descuidar por um momento, o tombamento é certo.

Veículos como o caminhão tanque são muito fáceis de tombar por conta de serem altos e estreitos, mesmo em velocidade baixa. Portanto, a melhor coisa a se fazer é entender os motivos a fim de prevenir o acidente.

O principal motivo dos tombamentos de caminhão é a velocidade acima da média permitida. O tombamento acontece pelo deslocamento da força G, sendo a força que desloca o veículo do centro da gravidade, e passa a ser a força lateral que empurra as mercadorias para o lado e o motorista para a porta do veículo.

Mas há casos em que a velocidade é moderada e o veículo tomba mesmo assim. Isso acontece porque basta a aceleração lateral ser capaz de levantar o pneu na curva que o tombamento é inevitável.

Quais os cuidados para evitar o tombamento

Primeiramente, se atente a velocidade; o recomendável é manter a velocidade abaixo de 10 km/h do indicado pela sinalização.

Em segundo lugar, cuidado com o excesso de peso! Ele é considerado um importante fator de risco para o tombamento por ser capaz de provocar desequilíbrio do caminhão.

Por fim, conheça o tipo de carga. Se o transporte for de carga líquida, quanto menos estiver completo o nível do tanque, mais chances haverá de acontecer o tombamento do caminhão. Já para as cargas vivas, não é recomendável deixar mais do que o espaço suficiente para o transporte, porque os animais podem se movimentar e causar estabilidade no caminhão, provocando o tombamento.

Lembre-se do ditado: “É melhor prevenir do que remediar”!

Mas se mesmo com os cuidados, o caminhão tombar?

A primeira coisa que o caminhoneiro deve fazer é certificar-se de que não está ferido. Após isso, sinalize a pista para evitar outro acidente; verifique se há possibilidade de incêndio; acione a seguradora do caminhão; comunique o embarcador, e faça um check up médico após o acidente.