Caminhão

Conheça o primeiro caminhão eletrônico da Mercedes no Brasil

O veículo foi um marco na história da Mercedes no Brasil, mas teve um fim sem sucesso em 2005

Já ouviu falar sobre o primeiro caminhão da Mercedes com motor totalmente eletrônico? É sobre esse incrível veículo que vamos mostrar hoje que foi comercializado entre os anos de 1998 e 2005, estamos falando do LS 1938.

O caminhão foi uma grande aposta da Mercedes para entrar no mercado de motores elétricos e em 1998 foi lançada sua versão que contava com motor OM 457, turbo intercooler, 189 kgfm de torque, 1100 a 1500 RPM, 380 cavalos de potência, 2000 RPM e dispositivo de frenagem que auxiliava na economia no consumo de combustível.

O modelo tinha algumas configurações parecidas com outros veículos da marca, mas trazia diferenciais como rodas de alumínio com sistema de freios a disco integral também contando com sistema indicador de desgaste de pastilhas.

O caminhão foi recorde de vendas em 1998 tendo 2.248 unidades vendidas batendo de frente com os principais concorrentes, o T124 360 da Scania e o NH12 380 da Volvo.

Em meados do anos 2000 o veículo perdeu o posto de mais vendido para o NH12 e apresentava problemas de vendas sendo bastante criticado principalmente em relação a potência e preço elevado de manutenção fazendo com que a sua comercialização caísse drasticamente.

Ele que contava com a versão quarto por dois trouxe durabilidade e robustez ao mercado tendo como um ponto forte na época baixo consumo de combustível. Outro ponto que chamava bastante atenção era em relação a durabilidade dos seus componentes e a capacidade de fazer vários quilômetros rodados sem a necessidade de uma intervenção mecânica no motor.

A Mercedes até tentou fazer pequenos ajustes em 1938, mas após investir pesado em outras linhas e o caminhão não conseguir bater de frente com veículos nas mesmas configurações de outras marcas, o LS 1938 deixou de ser fabricado em 2005 deixando apenas lembranças na memória dos caminhoneiros.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Acidente na BR-101 deixa caminhoneiro natural de Petrolina morto no sul da Bahia

Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…

2 horas atrás

Transportadora TPF abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…

2 horas atrás

Falta de caminhoneiros vira dor de cabeça e transportadoras buscam soluções de todo jeito

A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…

2 horas atrás

Correios avaliam compra de carros elétricos para cortar custos, mas falta dinheiro no caixa

Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…

2 horas atrás

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

1 dia atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

1 dia atrás