O novo diesel combina derivados de petróleo com óleo vegetal e promete redução de até 90% das emissões de gases de efeito estufa.
Entre março e setembro deste ano, 4 ônibus foram abastecidos com 100 mil litros de diesel R5, distribuídos em 3 rotas diferentes.
A avaliação durou 6 meses, feita nos quatro ônibus da Auto Viação Redentor, em Curitiba.
Conforme a Petrobras, os testes demonstraram que não houve problemas de entupimentos do filtro, depósitos no sistema de injeção ou perda da potência dos motores. Em relação ao consumo, o diesel R5 não apresentou diferenças se comparado com o óleo diesel mineral.
Com isso, a petroleira concluiu que o novo diesel pode ser usado nos sistemas projetados para óleo diesel sem necessidade de qualquer modificação nos motores e na infraestrutura logística.
O grande diferencial do novo combustível é a capacidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, sem precisar alterar os motores ou os sistemas logísticos já existentes.
Conforme a Petrobrás, o diesel R5 evitou a emissão de uma tonelada de CO₂ equivalente a cada 9,5 mil litros consumidos, aproximadamente, se comparado com o diesel atual.
Além reduzir as emissões de poluente na atmosfera, o novo diesel, também traz vantagens como:
Novos lotes do diesel R5 estão previstos para 2023 às empresas interessadas. A estatal disse que o mercado brasileiro está bastante interessado no novo produto.
Por isso foram feitos investimentos na Refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, visando produzir o R5. A produção do combustível se dá pelo processamento conjunto de matérias-primas renováveis que são: óleo de soja refinado, com óleo diesel mineral, sendo utilizado a unidade operacional já existente.
Segundo a estatal, essa tecnologia de coprocessamento já é utilizada na Europa e nos EUA, por se tratar da forma mais rápida e de baixo custo para se produzir combustíveis de baixo carbono no mercado.
Redaçao – Brasil do Trecho
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