Em tradução livre, Free Flow significa fluxo livre. Segundo ANTT, esse é um método inovador de pagamento eletrônico de pedágio.
O sistema de cobrança eletrônica dispensa as convencionais praças de pedágio, permitindo uma viagem totalmente sem paradas ou a diminuição de velocidade próximo aos locais de cobrança.
São duas as formas de funcionamento: uma é pela leitura da TAG (dispositivo fixado no veículo para fazer registro do passageiro ao longo da estrada), previamente instalada no para-brisa do veículo; outra pela leitura da placa do veículo.
No momento, a ANTT firmou parceria com a CCR RioSP para implementação dos pórticos que irão receber o novo sistema de pagamento eletrônico de pedágio, na BR -101 entre Rio e Santos.
A princípio Rio- Santos será a primeira rodovia federal a receber o Free Flow. O projeto-piloto é do ambiente regulatório experimental Sandbox Regulatório (ferramenta que permite realizar experimentos regulatórios em um ambiente experimental para testes de produtos ou serviços inovadores) da ANTT.
A previsão da Agência Nacional de Transportes Terrestres é de que os pórticos comecem a ser instalados a partir desta semana e até março de 2023 o sistema estará implementado para o início da cobrança de tarifas.
Todos os veículos com TAG terão desconto de 5% na tarifa de pedágio pelo uso do dispositivo. Os veículos leves terão um desconto progressivo a partir da segunda até a trigésima passagem apurada no mesmo local, dentro do mês vigente. Os descontos podem variar entre 5 e 70%.
Com informações da ANTT
O que você achou desse novo sistema de cobrança de pedágio? Comente abaixo
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário