Caminhoneiro

PRF apreende caminhão com mais de 50³ de madeira sem a licença válida para o transporte

Havia inconsistências entre a quantidade transportada e o volume declarado na Nota Fiscal

A equipe abordou um caminhão modelo Volvo FH 540 na manhã de ontem (01), na BR – 135 em Tocantins.

O caminhão possuía dois semirreboques e era conduzido por um homem de 59 anos que não teve sua identidade revelada. Quando a PRF começou a inspeção no veículo encontraram os 52 m³ de madeira, foi solicitada a documentação da carga, mas os agentes identificaram que as informações contidas na NF não batiam com a carga transportada.

A ocorrência foi registrada como transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. A madeira foi apreendida.

Qual a licença ambiental necessária para transportar madeira?

Para transportar e armazenar produtos florestais de origem nativa, a lei sancionada em 2006 obriga que o transportador tenha o Documento de Origem Florestal (DOF).

Com o DOF é possível atestar a procedência da madeira. O documento é obrigatório para quem transporta produto florestal bruto como: tora, torete, estaca, lenha, palmito, escoramento, mourão, poste não imunizado, achas e lascas, etc.

O produto florestal processado também requer o Documento de Origem Florestal para quem transporta: piso, forro, porta de madeira, carvão vegetal, batente, rodapé, lâminas, portal, etc.

Transportar qualquer um desses materiais sem a licença ambiental é considerado um crime ambiental que pode ser punido com a apreensão da carga e do caminhão.

Como transportar madeira conforme a lei?

O caminhoneiro pode ser fisgado pelos bons fretes que rendem o transporte de madeira, pois a madeira é matéria-prima para diversas indústrias, como a de celulose, serrarias e construção civil, por exemplo. Mas o transporte de madeira é muito delicado e rígido que se não forem cumpridas pela transportadora e pelo motorista, pode dar muita dor de cabeça para ambos.

Por isso, para transportar madeira de acordo com a lei é necessário cumprir as normas e se atentar para os protocolos de segurança da carga, transporte e a descarga. Assim, é possível evitar a perda da carga e do caminhão.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

9 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

9 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

9 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

9 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

10 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

10 horas atrás