Caminhão mostrando sua força ao subir. Foto: reprodução de video
Quando você vai comprar um caminhão ou escolher o veículo que deseja dirigir, dois principais requisitos devem ser levados em conta: a potência e o torque. Através deles o caminhoneiro poderá ter o veículo ideal em arranque e velocidade.
Para escolher um bom torque é necessário saber que ele será usado principalmente para arranques e medido por rotações por minuto. Já a potência é usada quando um veículo pretende aumentar a velocidade gastando mais energia.
Muitos ainda desconhecem, mas o fator de gasto de combustível não está ligado à potência e sim ao torque do veículo que variando poderá também oscilar no gasto de diesel.
Torque é sinônimo de força, e quanto maior a força feita no motor do caminhão maior será o gasto de combustível já que as rotações por minutos irão aumentar gerando maior desgaste do motor.
Em um vídeo divulgado pelo canal do YouTube caminhão para iniciantes – QRA Rocha oficial, podemos ver uma pequena experiência que um caminhoneiro faz com o FH 540.
Enquanto ele estava entre 1.100 e 1.200 rotações por minuto, o caminhão fazia 2,2 Km/litro, ao aumentar as rotações saindo da faixa de torque o consumo aumentou drasticamente fazendo com que o caminhão fizesse apenas 0,5 Km/litro.
A rotação na casa dos mil por minuto é a ideal para alinhar torque com potência do seu caminhão e trazer mais benefícios em relação à agilidade, eficiência e economia de combustível.
Redação – Brasil do Trecho
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