Como comprar um caminhão usado?

A compra de um veículo usado pode ser bem mais vantajosa em custo-benefício para o caminhoneiro do que a de um veículo novo.

caminhão usado
Caminhão usado a venda Foto: Reprodução da internet

A compra de um veículo usado pode ser bem mais vantajosa em custo-benefício para o caminhoneiro do que a de um veículo novo.

Quando se fala na compra de um caminhão com certeza o que mais pesa nesse momento é o valor do veículo que muita das vezes ultrapassa a casa dos quatro dígitos e desanima o caminhoneiro.

Hoje vamos mostrar que a ideia de escolher um veículo usado pode ser a melhor opção para o comprador de um novo veículo. Diversos motoristas optam muito pelo modelo da Scania 113 por ter uma grande durabilidade como caminhão usado.

Como escolher o melhor caminhão?

Antes da escolha final do seu veículo deve ser levado em consideração diversos fatores já que um caminhão usado merece uma inspeção com mais atenção do que um caminhão novo.

O fator mais barato pode atrair, entretanto não se deve desconsiderar potência, torque, conservação do motor e carenagem tanto do cavalo como da carroceria ou da caçamba do caminhão.

Além do estado do caminhão deve-se levar em conta também as documentações do veículo. Caso haja alguma irregularidade a ser sanada, não compre. O valor do caminhão somado a todas as irregularidades que ele tiver pode ser um prejuízo para você adquirente.

Hoje vamos listar vários pontos que devem ser acompanhados na compra de um caminhão para que você não se arrependa e não tenha prejuízos com o novo veículo, aprenda também como calcular o consumo de combustível do seu caminhão.

A marca do caminhão é muito importante no ato da compra também, caminhões bastante conhecidos como Scania, Volvo, Mercedes-Benz, DAF, Iveco e Volkswagen terá uma melhor atenção durante a manutenção do veículo, claro, existem algumas dessas marcas com um preço de manutenção elevado que o outro.

Pesquise o preço médio do modelo escolhido

Antes de ir aceitando comprar o caminhão só porque você encontrou um com o valor bem atrativo que caiba no seu bolso, faça uma pesquisa, nunca é demais ter mais de uma opção.

Lembre-se que o caminhão mesmo sendo usado tem o seu valor e um preço muito abaixo do mercado poderá representar uma tentativa de golpe contra você.

Faça um check list(lista de checagem) com as opções abaixo para ter o melhor veículo de acordo com todos os requisitos que um caminhão pede.

  • Concessionária de confiança;
  • Verifique a documentação;
  • Saiba as condições de venda;
  • Faça o teste drive;
  • Inspecione o veículo.

Concessionária de confiança

Procure uma concessionária de confiança. É primordial confiar no vendedor e no local que você fará a compra do caminhão.

Caso não possua uma loja que tenha total confiança pesquise na internet, veja referências, ouça sobre o local e faça uma avaliação desde o momento que você entrou na loja, como é tratado pelo vendedor, as condições do local até a hora de sair da concessionária.

Verifique a documentação

Verifique se toda a documentação do caminhão está correta e no nome de quem você vai comprar, tudo isso deve ser levado em conta para que a transferência para o seu nome seja de forma regular.

Se a compra incluir o cavalo e a carroceria saiba que os documentos dos veículos são individuais para cada um. Verifique também todas as informações dos papéis, vale ressaltar que tudo descrito deve ser referente ao veículo da compra como a cor, placa, chassi e modelo do caminhão como toco, truck, carreta entre outros.

Os documentos obrigatórios que o veículo deve ter para uma venda regular são:

CRLV(Certificado de registro e licenciamento de veículo);

CRV(Certificado do registro do veículo);

DUT(Documento único de transferência);

ATPV-e(Autorização para transferência de propriedade do veículo).

Saiba as condições de venda

Em alguns casos, concessionárias ou até mesmo pessoas físicas que desejam vender aceitam trocas de veículos ou outros bens na aquisição do caminhão. É necessário levar em conta todos os trâmites da venda para não haver nenhum mal entendido de ambas as partes.

Veja também se o local financia o veículo ou possui alguma linha de crédito para determinadas categorias como o caminhoneiro autônomo vendo a melhor forma que o estabelecimento pode oferecer que caiba no seu bolso.

Use alguns dos seus direitos a seu favor, como:

Faça o teste drive

A melhor forma de saber se o caminhão a ser comprado é o veículo dos seus sonhos é entrando na boleia e dirigindo sobre as quatro rodas.

Mesmo escolhendo um modelo conhecido com as características de um veículo que lhe proporciona a realizar o seu desejo, nunca dispense dar uma volta com o caminhão, a prática é melhor do que a teoria.

Use essa hora para testar o motor, torque do veículo juntamente com a sua potência além de ver outros sistemas importantes como o de frenagem, lubrificação e a economia do combustível 

Inspecione o veículo

O veículo usado poderá ter alguns sinais de uso e degradação que ocorrem durante os anos, porém veja se isso poderá ultrapassar a linha do não aceitável e se está conforme a descrição.

Faça um check list visual e anote tudo o que encontrar. Caso apareça algo muito relevante diga ao proprietário do caminhão e coloque em pauta no preço do veículo, claro se isso não for atrapalhar no funcionamento do caminhão.

Qual a importância da inspeção no caminhão?

Jamais você deverá comprar um caminhão seguindo apenas a descrição do anúncio ou pelo que o vendedor está falando. Deve ser comprovado tudo o que foi dito do veículo e mostrado a você.

Peça para ligar o veículo, abrir o capô ou até mesmo outras partes do caminhão antes de assinar, fazer qualquer transferência ou contrato de compra e venda e realizar o pagamento do caminhão, será bem mais difícil requisitar qualquer dano encontrado antes dos trâmites de pagamento.

Saiba quanto custa o caminhão mais vendido atualmente no mercado brasileiro de caminhões.

O que inspecionar na compra de um usado?

Para ter certeza de que o veículo está com todos os componentes em dia leve um mecânico de sua confiança para ver o caminhão. Enquanto você faz o check list visual o seu mecânico irá ver partes importantes do veículo onde você poderá ser ludibriado por não ter o conhecimento do profissional do carro.

Partes importantes devem ser levadas em consideração como a lataria, os vidros e luzes do veículo.

Lataria 

É a parte externa do caminhão e deve ser inspecionada minuciosamente para que não haja nenhum foco de corrosão ou amassado, sendo que a corrosão poderá trazer danos a longo prazo.

Portas e vidros

Nas portas é necessário ver o encaixe juntamente com a borracha além das maçanetas e dos vidros que devem ser inspecionados rigorosamente no quesito funcionalidade.

Também se faz valer ver o estado do para-brisas e retrovisores, é importante analisar se o ar-condicionado do caminhão está funcionando perfeitamente.

Luzes

Um dos componentes essenciais para a segurança do veículo são as luzes do caminhão, então inspecioná-las é mais do que um dever. Certifique que todos os faróis estão prestando e fazendo a sua função.

Veja também as luzes internas do veículo juntamente com o painel da cabine, caso encontre algum problema não se cale e reporte ao vendedor.

O veículo a venda é um caminhão usado, mas nem por isso tem que estar com defeitos ou péssimo sinal de cuidados.

O que é necessário para conservar o caminhão?

Para manter o seu caminhão em máxima conservação você deverá fazer várias coisas e muitas das vezes ele será o seu objeto de trabalho que você tratará da melhor forma possível. Procure no veículo que você irá comprar as qualidades que você queira se ele já fosse seu, dessa maneira, o lucro do seu caminhão será melhor.

Cheque a documentação, a validade das manutenções, também pergunte sobre o último dono e quem dirigia o caminhão, tudo isso conta na hora de avaliar o veículo.

Siga os cuidados abaixo para a conservação do seu caminhão.

Cuidados na compra do caminhão usado com dívidas.

Se você verificar que o caminhão que você for comprar possui dívidas a respeito da quitação ou mesmo com documentos como CRLV, faça um balanço do valor que deverá ser pago e tente acertar com o vendedor a exclusão da diferença no preço do caminhão.

Se as dívidas forem em relação a multas (fique atento as multas por acessórios proibido por lei) ou licenciamento do veículo, elas deverão ser quitadas antes da transferência, então faça um acordo com o vendedor que não prejudique você financeiramente.

Uma dica, se o veículo estiver no nome de alguém que não está te vendendo, ou seja, em nome de um terceiro tenha sempre um pé atrás, você pode está entrando numa roubada e terá dificuldades para transferir o veículo para o seu nome.

Utilizar somente peças originais

Já viu aquela frase “o barato sempre sai caro”? Ela pode ser muito bem aplicada quando se trata da compra de peças do caminhão.

Não é porque o veículo já foi usado que deve ser colocado peças paralelas na composição do caminhão. As peças também podem ser utilizadas se foram usadas, claro se estiverem em bom estado de conservação e uso.

Trocar as peças por originais de fábrica no caminhão garantirá o bom funcionamento e também a vida útil do veículo.

Faça a manutenção preventiva

A melhor forma de evitar um acidente ou qualquer pane no veículo é se prevenir quanto a eles. Sempre faça a manutenção preventiva no seu veículo, para tanto é muito importante que o caminhão tenha um seguro.

Procure um mecânico de confiança e leve o seu caminhão ao menos duas vezes ao ano para conferir todos os componentes essenciais: Motor, sistema de lubrificação, eixos juntamente com as rodas, sistema elétrico e a lataria do caminhão.

Mesmo o veículo sendo usado e já tendo quilômetros de rodagem, garantir todos os sistemas em dia o deixará bem mais seguro quanto a problemas no caminhão principalmente quando estiver longe de ajuda como a de uma oficina.

Adote uma postura defensiva no trânsito

Sempre lembre que o seu caminhão é a sua ferramenta de trabalho e não vale a pena usá-lo em brigas, discussões ou até mesmo como um veículo de corrida de Fórmula 1.

O caminhoneiro deve estar atento que vários percalços podem aparecer em uma viagem com o veículo, então pense sempre em uma postura defensiva no trânsito desviando de buracos, não entrando em brigas, seguindo a sinalização das pistas e não deixando de lado o código de trânsito brasileiro(CTB).

Não exceda o limite de carga

Um dos grandes problemas que podem fazer com que o seu caminhão se deteriore mais rápido é exceder o limite de peso dele colocando muito mais carga do que o caminhão suportaria.

Excesso de peso no caminhão além de ser considerado uma infração pode diminuir a vida útil do veículo danificando itens como suspensão, rodas e pneus.

Faça o uso correto da sua carga adequando-a uniformemente no veículo não sobrecarregando nenhum dos eixos ou excedendo o peso configurado pelo fabricante.

Como funciona o financiamento de um caminhão usado?

Alguns bancos ou credores possuem um programa facilitador para financiamento de caminhões usados. Eles possuem um simulador onde o possível comprador poderá ver a melhor forma de pagamento para o caminhão desejado.

Às vezes esse tipo de negociação pode ser feita através da internet, mas lembre-se de nunca finalizar uma compra sem ter ao menos visto o caminhão.

Para financiamento você deve inicialmente entrar com o valor da entrada onde normalmente as financeiras estabelecem limite mínimo de 20% do valor total do veículo. A partir daí você poderá ver a quantidade de parcelas que mais se adapta ao seu bolso e qual será o valor delas.

Vamos exemplificar

Um caminhoneiro está disposto a comprar um veículo usado que está no valor de R$ 280.000,00, mas em condições perfeitas para uso. O veículo com um milhão de quilômetros rodados, do ano de 2011 tem tração nas rodas de 6×4 e com a lataria e inspeção aprovada.

A financeira propôs o valor de entrada de no mínimo 20% do preço do veículo, totalizando R$ 56.000,00.

Como o caminhoneiro possui em mãos o valor de R$ 70.000,00 para a entrada, totalizando 25% do preço do caminhão, as parcelas irão diminuir de valor.

Ele acredita que com a rentabilidade das viagens de frete do veículo poderá pagar uma parcela no preço de até R$ 7.000,00 por mês, com isso dividiu o que faltava em 60 parcelas de R$ 6.056,00.

No caso do nosso caminhoneiro ele pagará mais de R$150.000,00 em juros no valor a ser pago no momento da entrada até a última parcela.

O preço desse exemplo é real e no final das contas pode atender a uns e não a outros, por isso existem financiamentos específicos para o caminhoneiro como o crédito disponibilizado pelo BNDES(Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que financia caminhões com até 10 anos de fabricação com o melhor custo benefício.

Portanto tenha mente tudo que será necessário para trabalhar com o caminhão e obter um resultado lucrativo com o seu caminhão, caminhoneiros raiz utilizam frases no para-choque de caminhão.

Redação – Brasil do Trecho