Caminhoneiro

Com a prorrogação da desoneração dos impostos que incidem sobre os combustíveis, o diesel terá imposto zero até dezembro de 2023

A medida foi mantida pelo atual presidente Lula

A Medida Provisória, foi um dos primeiros atos do presidente empossado no último domingo, vai trazer um auxilio para os caminhoneiros.

Prorrogação da desoneração

A isenção de tributos sobre os combustíveis, sancionada pelo governo anterior, só estava valendo até 31 de dezembro, 2022. Por isso, a expectativa era de que a partir do dia 1 de janeiro, 2023, os combustíveis voltassem a subir novamente.

Para que a medida vigorasse, também, nesse ano, era necessário que o atual presidente assinasse uma MP autorizando a prorrogação. E foi o que aconteceu.

Diesel com imposto zero até o fim do ano

Com a Medida Provisória, foram zerados, até 31 de dezembro de 2023, as alíquotas dos impostos federais PIS, PASEP e COFINS que incidem sobre o diesel, biodiesel, gás natural e gás de cozinha.

Até 28 de fevereiro de 2023, estarão zerados os impostos federais que incidem sobre a gasolina, álcool, querosene de aviação e gás natural veicular.

Os impostos sobre os combustíveis serão suspensos até que a nova diretoria assuma a Petrobrás, quando uma nova medida será implementada no setor de combustíveis, sem que seja necessário desonerar os impostos sobre o produto.

Vídeo: Portal Rodovíario

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto