Sistema permite que motoristas paraplégicos possam embarcar e desembarcar do caminhão com facilidade

É quase impossível encontrar vagas para motorista de caminhão voltadas para pessoas com deficiência. O caso do Plínio Júnior, é uma exceção no Brasil.

Sistema permite que motoristas paraplégicos possam embarcar e desembarcar do caminhão com facilidade
Foto: Reprodução / Youtube

Caminhoneiro consegue entrar e sair do caminhão sem ajuda de ninguém

O mecanismo dispõe de uma cadeira com um braço hidráulico instalado na externa da cabine.

Tecnologia inclusiva

Um sistema inovador e inclusivo foi criado para que pessoas paraplégicas, com o sonho de se tornar caminhoneiro ou caminhoneira, possam entrar e sair do caminhão com facilidade.

A tecnologia funciona da seguinte forma: uma cadeira foi acoplada a um braço hidráulico instalado na parte externa da cabine. Quando o motorista chega em sua cadeira de rodas, basta acionar o dispositivo que abaixa a cadeira até ele, e assim, o condutor pode embarcar no caminhão numa espécie de elevador.

Estando na cabine, é possível retirar a cadeira do braço hidráulico e guardar na cabine do caminhão.

Quantas pessoas com deficiência dirigem caminhão no Brasil?

Infelizmente, hoje no Brasil, só há um carreteiro paraplégico em atividade. Plínio Júnior, trabalha na transportadora Tecmar a bordo de um Volvo FM 370.

O caminhoneiro tem um canal no YouTube onde ele compartilha o seu dia a dia e onde ele lançou uma rifa com objetivo de conseguir dinheiro para adaptar o caminhão à sua realidade.

Um dos objetivos é implementar um elevador igual à tecnologia que descrevemos acima.

O Brasil tem infraestrutura para PCD?

As melhores infraestruturas na questão da mobilidade urbana para a pessoa com deficiência estão nas cidades de São Paulo, Foz do Iguaçu, Paraná e Socorro, interior paulista.

O Brasil avançou bastante na infraestrutura para PCD. Hoje, há banheiros, estacionamento, transporte público, rampas em calçadas, tudo adaptado para esse público. Mas ainda temos muito que aprender com cidades como Milão, por exemplo, eleita a cidade mais acessível do continente, sendo uma referência mundial.

Transportadoras dão oportunidades para PCD?

É quase impossível encontrar vagas para motorista de caminhão voltadas para pessoas com deficiência. O caso do Plínio Júnior, é uma exceção no Brasil.

As transportadoras oferecem vagas nas áreas administrativa, logística, supervisão de transportes, etc. Dificilmente há uma vaga para motorista de caminhão, justamente por conta da dificuldade que os PCD têm na hora de se deslocarem para dentro e fora do caminhão.

Existem políticas públicas para caminhoneiros PCD?

O caminhoneiro PCD desfruta dos direitos criados para a pessoa com deficiência, como, por exemplo, vaga exclusiva em estacionamento e banheiro adaptado.

Além disso, eles também têm os mesmos direitos que qualquer caminhoneiro, mas não existe uma legislação no Brasil, específica para o caminhoneiro PCD.

YouTube video
Vídeo: 𝐧𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐬𝐚𝐦𝐮𝐤𝐚🇧🇷

Redação – Brasil do Trecho