Caminhão

Saiba como é o transporte de pás eólicas e como os motoristas se arriscam nesse trajeto

O transporte exige cuidados, autorização e uma logística diferenciada para chegar ao destino final

Os motoristas de transporte de cargas passam por diversos obstáculos durante o trajeto e precisam de uma atenção devida no trânsito, mas em especial os caminhoneiros que transportam veículos com objetos gigantes, devem ter uma atenção redobrada.

Entre as cargas mais elevadas e que precisam de especificações para serem transportadas estão as pás eólicas que possuem um grande tamanho e não podem ser divididas.

Os caminhoneiros passam por perigos ainda maiores fazendo o transporte desse tipo de componente onde qualquer acidente pode ser fatal para o motorista.

Qual é o tamanho de uma pá eólica? Quanto pesa uma peça?

As pás eólicas assustam pelos pelas suas dimensões que podem chegar a 100 metros de comprimento e pesar mais de 25 toneladas. Uma das peças produzidas no complexo do Pecém para Alemanha tinha as dimensões de 72,4 metros de comprimento e 22,9 toneladas.

Qual o tamanho da hélice de uma torre eólica?

A hélice eólica pode ser formada por duas ou até mais pás, porém o modelo convencional é de três pás que são interligadas por um cubo onde são fixadas.

As hélices podem medir entre 15 e 80 metros de comprimento, chegando a atingir uma altura de mais de 140 metros do solo.

Caminhão tombando com uma pá eólica

Quais são os cuidados para o transporte dessa carga?

Só de saber as dimensões que não são de mercadorias convencionais, é necessário ter um cuidado redobrado com o carregamento de uma pá eólica.

Veja como os caminhoneiros trabalha no transporte de eólica

Podemos colocar três aspectos que devem ser levados em consideração no planejamento do início ao fim do transporte, eles são:

Logística

O trajeto a ser feito deverá levar em consideração o fluxo de veículos e a demanda de curvas no local. Nem sempre o caminho mais próximo será o mais recomendado para que o transporte com a pá eólica possa trafegar.

Caminhão

O tamanho do caminhão também é levado em conta já que ele deverá contar com uma prancha um pouco maior nas medidas laterais e de comprimento para poder levar a pá eólica com total segurança garantindo todas as amarrações firmes para que o objeto não caia durante o trajeto.

Motorista

O motorista deverá ter conhecimento específico através de cursos e treinamentos para conduzir o transporte de uma pá eólica.

É necessário um curso específico para o transporte?

Como a pá eólica não pode ser desmontada ela precisará ser levada por inteiro e o caminhoneiro responsável pelo transporte deverá ter o curso de cargas indivisíveis onde ele aprenderá sobre noções de espaço e velocidade, além de outras diretrizes para um carregamento e tráfego de dimensões superiores.

Qual a velocidade máxima que o veículo deve ter nesse tipo de transporte?

Por ser uma carga de grandes dimensões o veículo transportador não poderá seguir a mesma velocidade da via onde passará. Muita das vezes poderá trafegar com metade da velocidade do local, não ultrapassando 50 km/h.

Caminhão transportando pá eólica com escolta

Precisa de uma escolta?

É necessário uma escolta de órgãos de trânsito para que os outros veículos diminuam a velocidade, não realizem ultrapassagem perigosa ou fiquem próximo ao caminhão onde está sendo transportada a peça.

O transporte poderá contar com o auxílio do DER(Departamento de estradas e rodagens), Detran e em caso de rodovias federais, da PRF(Polícia Rodoviária Federal). Dependendo do local ou situação a polícia militar também poderá ser acionada. Em casos das peças com comprimento de até 70 metros não é necessário uma escolta da PRF como diz a atualização da resolução 11/04.

Precisa de autorização?

O translado do produto  mobiliza órgãos de trânsito e também algumas vias. É necessário comunicar o DER de cada estado onde o transporte irá passar porque algumas vias deverão ser interditadas. Também deverá ser tirada uma AET-Autorização Especial de Trânsito- emitida pela internet no portal do DNIT(Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) conforme o artigo 1° da portaria número 1.496.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário