Quando se fala em caminhão, os apaixonados por estradas logo pensam na potência do veículo. Um caminhão potente alavanca os olhos de qualquer motorista e mostra até onde o veículo pode chegar.
Quando se fala em potência já vem à cabeça quantos cavalos um motor possui já que ela é a principal responsável pela velocidade do veículo sendo medida em cavalo a vapor.
Através da potência podemos medir a capacidade de aceleração do motor enquanto a velocidade é desenvolvida. Em um caminhão você poderá saber até que velocidade o seu veículo pode atingir acelerando em uma linha reta.
Hoje vamos falar um pouco sobre os veículos que são referências no quesito potência a nível mundial. Veja abaixo cinco caminhões que são considerados os mais potentes do mundo.
•Scania 620
O veículo chegou ao Brasil no ano de 2021, mas já mostra para o que veio tendo grande força podendo tracionar até 74 toneladas de carga em rodovias, já que é o limite permitido neste local, podendo ultrapassar esse número em estradas de chão chegando a capacidade de 90 toneladas.
Seu motor V8 pode gerar até para gerar 620 cavalos e 306 kgfm de torque.
•Mercedes actros 4168
Esse veículo veio para revolucionar o mercado de caminhões sendo pioneiro no uso de câmeras no lugar de retrovisores, tecnologia muito usada hoje em dia, além de um sistema para evitar a fadiga e o uso da inteligência artificial.
O caminhão entrega através de um motor OM 473, 625 cavalos de potência com torque de 305 kgfm se consagrando dentro da nossa lista de hoje.
•Volvo FH 750
O Volvo FH 750 é um veículo que contém cabine alta, longa e globetrotter encontrado na maioria das vezes na versão 8 por 4. Ele é mais utilizado para o transporte de cargas indivisíveis.
O modelo apesar de ser um pouco caro, não deixa a desejar em suas configurações entregando 750 cavalos de potência e torque de 362 kgfm
•Scania 770
Por muitos anos foi considerado o caminhão mais potente do mundo onde o seu lançamento mexeu com as estruturas do mercado trazendo 770 cavalos de potência para as estradas.
Seu motor V8 conta com torque de 337,2 kgfm com uma variação entre 1.000 e1.450 rotações por minuto. Ele foi o sucessor do 620s trazendo como principal mudança o aumento de potência.
•Shacman X6000
O caminhão além de ganhar o título de mais potente do planeta também é o primeiro de uma marca chinesa a chegar a esse patamar.
O veículo foi equipado com um motor capaz de gerar 800 cavalos de potência e 382,6 mkgf de torque trazendo para o caminhão o título de veículo mais potente do mundo.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário