Caminhão

Óleo diesel S10 é um veneno para seu caminhão, diz mecânico

Segundo o mecânico do canal Rador Tavares, o diesel S10 destrói a bomba injetora e outros componentes do motor.

O mecânico explica porque o diesel S10 é um veneno

Rador Tavares explica que o S10 diminui a vida útil do motor. Ele afirma que enquanto o motorista estiver rodando o tempo todo com o caminhão abastecido com S10, não irá perceber a decomposição dos componentes, como a bomba injetora. Mas, o mecânico desafia deixar o veículo parado por uns dias com o diesel S10 para perceber, o quanto o combustível prejudica o motor.

Segundo ele, um amigo seu, deixou uma F 4000 parada por alguns dias, abastecida com o diesel S10. Quando precisou funcionar o caminhão, o mesmo não deu partida.

O mecânico diz que foi chamado para socorrer o amigo, e quando checou o veículo, o óleo diesel estava ‘amarelinho’. O problema só foi resolvido após ser colocado o S10 no caminhão, afirma.

Como dica, Rador indica o uso do diesel S500 para os caminhoneiros que precisam deixar o caminhão parado por muito tempo.

Qual é o melhor diesel, S10 ou S500?

Para o especialista do Canal CAR UP Dicas Automotivas, todo veículo diesel fabricado a partir de 2012 deve usar o S10. Já os que foram fabricados anteriormente a 2012 devem usar o S 500 por conta das tecnologias de motorização diferentes.

O diesel S10 possui uma maior quantidade de enxofre em relação ao S500. Se o óleo diesel apresentar um maior acúmulo de água, o resultado será uma proliferação de microrganismos no combustível.

A água em alta temperatura, principalmente quando tem o retorno do diesel que não acaba sendo consumido, faz com que o diesel volte em alta temperatura e entre em choque térmico com o diesel do reservatório.

Essa água se torna um meio perfeito para a proliferação dos microrganismos que se alimentam do biodiesel e seus excrementos geram as borras que entopem os bicos e as bombas injetoras.

Para os motores fabricados antes de 2012 que usam o S10, recomenda- se utilizar produtos antibacterianos a cada seis meses para evitar a proliferação dos microrganismos. Portanto, o melhor diesel é o apropriado para o sistema de motorização do seu veículo

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto