Caminhão

Por que a Scania ainda fabrica motores V8?

A montadora quase parou a fabricação de motores desse tipo no fim do século XX

Podemos dizer que a Scania tem um motor favorito? Se isso é verdade ou não, o V8 é o queridinho da montadora. Pertencendo a marca desde os modelos LP e LK, hoje ele ocupa um lugar muito importante dentro da empresa.

Com sucesso estrondoso em todo o mundo e também em terras brasileiras, a Scania chegou com o LK 140 trazendo nele o motor V8 e construindo a história e permanência desse tipo de motor em seus veículos no Brasil.

O LK 140 fez tanto sucesso que a linha aumentou com LK 141 mantendo as mesmas configurações do motor V8. O 141 teve grande destaque que inclusive fez parte da série Carga Pesada, um programa de sucesso abordando o dia a dia de dois caminhoneiros.

A introdução do V8 não parou por aí e continuou através dos anos não apenas no Brasil, mas também na Europa onde  o motor garantiu o seu lugar.

Com uma história longa dentro da marca, a ideia do uso de motores V8 vem desde a década de 60 quando a montadora decidiu fabricar componentes com capacidade maior de potência. Na época, o motor mais potente atingia no máximo 250 cavalos.

A Scania começou a implementação de veículos com motor de 8 cilindros na Europa como LP 140 se tornando um verdadeiro sucesso, mas o Brasil só conheceria essas configurações 10 anos depois já que esse modelo cara chata demoraria a entrar no mercado brasileiro.

Em 1995 um marco para a empresa ocorreu. Uma parte da engenharia da Scania viu a importância do V8 principalmente para o futuro e não aceitou o fim da produção do motor.

Video: Apaixonado por Estrada

Caminhão mais potente do mundo

A insistência da Scania de continuar produzindo o V8 não decepcionou e entregou o Scania 770 S V8, o caminhão mais potente do mundo que apesar de ter perdido esse título para um modelo da Shacma que possui 800 cavalos, a marca sueca tem maior alcance mundial inclusive no mercado brasileiro.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

10 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

10 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

10 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

10 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

11 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

11 horas atrás