Veja como passar na prova prática em um concurso para motorista estadual ou federal

A profissão de motorista possui um leque onde o profissional poderá escolher onde melhor se adapta inclusive prestando concurso público para essa função.

Motorista de caminhão
Caminhoneiro sentado no banco d caminhão Foto: Freepik

A profissão de motorista possui um leque onde o profissional poderá escolher onde melhor se adapta inclusive prestando concurso público para essa função.

Existem muitos concursos, principalmente em municípios, onde a prefeitura lança um edital para escolher motoristas para diversas áreas como motorista particular de autoridades, motorista responsável pela condução de pacientes e motorista de veículos pesados como o caminhoneiro.

Conforme a maioria dos editais, o candidato a vaga passará pela prova teórica e depois por uma prova prática envolvendo sua performance no volante do veículo, nesse caso o motorista deverá ter um pouco mais de atenção para conseguir conquistar a vaga pleiteada.

A parte prática na maioria dos concursos é a que mais reprova os candidatos. Os motoristas deverão realizar o exame com perfeição, deixando manias de lado e seguindo conforme o código de trânsito brasileiro.

Um vídeo divulgado no canal do YouTube dinheiro do gráfico, podemos ver o depoimento de uma pessoa que já conseguiu passar em diversos concursos públicos para motorista de caminhão. Ele conta um pouco como é a trajetória até a confirmação  da conquista da vaga.

Assista o vídeo:

YouTube video

O ano dos concursos 

2023 mal começou e já promete ser o ano dos concursos, onde em praticamente todas as áreas terão um edital aberto para novas vagas tanto em âmbito estadual como no federal.

Com a troca de governo, já sabemos um pouco sobre como será o mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que governou o país entre 2003 e 2011, onde uma das suas marcas é novos concursos públicos.

Vamos aguardar pelos editais que aparecerão na área do transporte para motorista de caminhão onde muitos caminhoneiros poderão participar.

Em maioria, como requisitos básicos serão necessários apenas a CNH na categoria “D” ou “E” e o ensino médio completo.