Caminhão

Volvo FH elétrico bate recorde trafegando por 3.000 quilômetros com 20 toneladas

O fato foi um marco na história dos caminhões elétricos. Uma empresa Suíça foi responsável por cumprir esse desafio utilizando um caminhão da poderosa marca sueca

Digno do filme missão impossível, a empresa Krummen Kerzers decidiu realizar um feito muito difícil de acontecer com um caminhão elétrico. Ela conseguiu percorrer mais de quilômetros de um país a outro com uma carga de 20 toneladas em um caminhão FH elétrico.

Se o trajeto fosse com um veículo movido a algum combustível como diesel não seria tão relevante, mas com o caminhão elétrico é uma verdadeira proeza já que há muitos obstáculos em um trajeto tão longo com esse tipo de veículo.

Um caminhão elétrico precisa de algumas atenções diferenciadas do que um caminhão movido a diesel. Ele precisa de pontos de paradas para fazer o carregamento das baterias além de um limite estabelecido de carga para tracionar.

A viagem recorde contou com o trajeto de ida e volta totalizando 3.000 quilômetros entre Zurique, na Suíça, e Valência, na Espanha, com carregamento de laranjas para uma empresa que comercializa frutas cítricas.

Final da viagem

Apesar do êxito da viagem houve alguns percalços como a duração maior do percurso precisando ficar um dia a mais na Espanha e nos últimos 450 quilômetros a bateria se encontrava em uma porcentagem muito baixa e não havia nenhum posto de carregamento por perto. A solução foi desligar algumas funções eletrônicas não essenciais no veículo que consumiam energia das baterias.

A viagem pode mostrar que a Europa está cada vez mais preparada com a expansão de postos de carregamento elétrico se comparada ao resto do mundo. Em um futuro não muito longe os caminhões movidos a tecnologia de baterias poderão ter um grande destaque no transporte de cargas.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto