Caminhoneiro

Caminhão é retido pela PRF após caminhoneiro declarar que não possuía nota fiscal da mercadoria transportada

25 toneladas de milho foram transportadas de Sergipe ao Rio Grande do Norte.

A PRF realizava uma fiscalização de segurança viária na manhã de hoje (7), na BR – 232, em Caruaru – Pernambuco, quando abordaram um caminhão carregado com 25 toneladas de milho.

O motorista informou haver carregado o veículo sem a emissão do documento fiscal. Os agentes constataram que a mercadoria havia saído de Sergipe e seria entregue no Rio Grande do Norte.

Sem a nota fiscal

Diante dos fatos, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco foi acionada para as medidas administrativas cabíveis. O caminhão foi recolhido ao pátio, onde ficará até que o documento da mercadoria seja providenciado.

Existem vários documentos obrigatórios para o transporte rodoviário de cargas. Alguns devem acompanhar o motorista durante todo o trajeto, e a nota fiscal é um deles.

A importância da nota fiscal no transporte de cargas

O documento é indispensável, pois comprova o recolhimento dos impostos referentes a qualquer venda que ocorra no país. Tanto o emitente quanto o destinatário devem manter esse arquivo digital.

Sem a nota fiscal, não há possibilidades de comprovar a origem do produto, que pode ser considerado produto de roubo ou contrabando. Por isso, para evitar apreensão total da carga e do veículo, não deixe de portar a nota fiscal quando for realizar qualquer tipo de transporte de carga.

Com informações da Polícia Rodoviária Federal e Jusbrasil

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto