Conheça a curva da Serra da Mangabeira, o trecho mais perigoso da BR – 242

Serra da Mangabeira
Estrada que liga a Serra da Mangabeira. Foto: reprodução da internet

Pista simples, cercada por vegetação e ribanceiras.  O cenário é belo e a pista tem um bom calçamento, mas se não houver atenção, o cenário será triste.

A BR – 242 é uma das rodovias mais importantes da Bahia, ela atravessa o estado de leste a oeste, conectando a região oeste ao litoral. Milhares de veículos passam pela BR diariamente, inclusive caminhões graneleiros, não é por acaso que ela é conhecida como rota dos grãos.

YouTube video
Video: Rotas do Nordeste

A curva mais perigosa da BR – 242

Com início em São Roque do Paraguaçu, Maragogipe – BA, a rodovia vai passando por importantes trechos da região turística da Chapada Diamantina e termina em Sorriso, Mato Grosso.

São 2.296 mil km de extensão com direito a belas paisagens no trecho da Serra da Mangabeira, mas, por outro lado, esse é também o percurso mais perigoso, devido à região de serra e a sinuosidade da pista.

A curva da Serra da Mangabeira registra um alto índice de acidentes; por isso, o motorista deve redobrar a atenção para realizar a curva com segurança. Apesar da terceira faixa adicional à direita da pista e a boa cobertura asfáltica, a Serra da Mangabeira fica pequeno quando dois caminhões precisam dividir espaço, o que pode provocar uma colisão frontal com o veículo que vem na direção contrária.

Por isso, use o freio motor, reduza a velocidade, faça a curva com toda a atenção direcionada para a pista e não se distraia com a paisagem, pois qualquer distração pode ser fatal.