Caminhoneiro, saiba como evitar um sequestro

Caminhoneiro, saiba como evitar um sequestro
Foto: Reprodução / Internet

A prática é cada vez mais comum e os caminhoneiros viraram os principais alvos

Nos últimos dias noticiamos algumas matérias em relação a um grande problema que vários caminhoneiros estão passando ao ter que realizar o transporte de cargas, principalmente em trechos de rodovias situadas no estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

Criminosos estão cada vez mais audaciosos e desta vez os caminhoneiros estão sofrendo na mão deles em relação ao roubo de cargas e principalmente sequestros que podem terminar em fatalidade vitimando a vida do motorista.

Em algumas situações o motorista passa em determinado local onde a prática criminosa é recorrente e acaba caindo em uma cilada. Outras vezes o profissional é pego por iscas antes mesmo da contratação do frete que no final da viagem mostra ser um golpe.

Hoje vamos dar algumas dicas para você não cair nessa armadilha e ser vítima de um sequestro onde os criminosos podem ser bastante cruéis e agressivos, e em uma pior hipótese matar o motorista.

Veja algumas dicas abaixo para não cair nessa cilada:

  • Procure saber a rota que você fará no seu trajeto e verifique se é segura e fiscalizada;
  • Procure saber com colegas de profissão que já fizeram a rota antes sobre a segurança no local;
  • Se possível, leve alguém com você. Um ajudante nessa hora poderá ser o seu terceiro olho em caso de situação suspeita;
  • Não caia no velho golpe de alguém pedindo carona, caído no acostamento da pista ou no meio dela. Não pare o seu veículo;
  • Desconfie sempre da facilidade, frete muito vantajoso pode ser sinal de golpe;
  • Se informe sobre a empresa, veja se ela realmente existe antes de aceitar fazer a viagem.

A internet hoje é uma grande aliada dos caminhoneiros. Quando você conseguir um frete em algum aplicativo antes mesmo de aceitar poderá fazer uma breve pesquisa em relação a empresa e ao local que será o destino da mercadoria.

Sempre, eu disse sempre pesquise o trajeto, a empresa, o horário da viagem, o preço a ser pago e coloque em uma balança para se livrar de qualquer possibilidade de cair num golpe e acabar sendo sequestrado.

Redação – Brasil do Trecho