O sistema de câmeras da concessionária Arteris captou o momento em que o caminhoneiro precisou usar a área de escape
O sistema de monitoramento de uma rodovia flagrou o momento exato em que uma carreta sem freio precisou utilizar a área de escape após perder a dirigibilidade do caminhão.
A ação foi flagrada na tarde da última quinta-feira(09) no quilômetro 671 na área de escape da BR-376, localizada no Paraná, com o veículo indo sentido ao estado de Santa Catarina.
A carreta transportava uma carga inflamável (óleo vegetal) e acabou perdendo o freio quando estava na faixa da esquerda em alta velocidade. Apesar de perder a frenagem do caminhão ela conseguiu atravessar até a faixa da direita e entrar na área de escape a tempo.
A concessionária responsável pela BR, Arteris Litoral Sul afirmou que a carreta transportava 36 toneladas de óleo vegetal e o motorista conseguiu sair ileso da manobra na saída de emergência.
A administradora também pontuou que no mesmo dia outra carreta, dessa vez transportando miúdos, já havia utilizado a área de escape do quilômetro 667 após perder os freios. Felizmente, também nesse caso o condutor e dois passageiros não sofreram nada.
A importância das áreas de escape
As áreas de escape foram criadas para evitar com que veículos sem freios provocam acidentes colocando em risco a vida do motorista e dos demais componentes de trânsito.
Ela tem na maioria das vezes uma extensão entre 80 e 90 metros coberta com um grande volume de areia servindo como recurso de emergência para os motoristas.
As concessionárias e administradoras das rodovias são as responsáveis pela manutenção e a retirada do veículo após o uso da área de emergência.