Foto: Reprodução / Internet
O canal Portal Rodoviário recebeu alguns vídeos de caminhoneiros que estão transportando os grãos da safra deste ano no Piauí e Maranhão. A Pi — 247 é a principal rota para o escoamento da safra e, pela importância do trecho, a rodovia deveria oferecer um mínimo de estrutura para os profissionais, mas não é bem assim.
Asfalto se deteriorando e um buraco atrás do outro faz com que uma imensa fila de caminhão se formem ao longo da rodovia.
Não bastassem os prejuízos com a reposição de peças, os caminhoneiros têm de lidar com o risco constante de se envolver em acidentes, pois na tentativa de desviar da buraqueira, podem colidir com veículos menores que também trafegam pelo trecho.
Dentre as estradas em condições precárias está a BR — 316 no Maranhão. Há mais de 15 anos a rodovia soma 230 quilômetros de buraqueira. Em um dos trechos não há mais acostamento e a faixa que divide a pista desapareceu.
Os caminhoneiros que trafegam diariamente por esses trechos pedem socorro ao governo. Eles dizem que se passam os anos e a situação só piora e alguns já cogitam a possibilidade de não realizar mais transportes nessas estradas precárias. Depois de cada viagem, há sempre um reparo a ser realizado, pesando no bolso do caminhoneiro autônomo e atrasando a viagem daqueles que têm prazo para entregar a carga. Tudo isso gera um efeito cascata em toda a cadeia produtiva, afetando o preço final de cada produto que consumimos.
Redação – Brasil do Trecho
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